Sabado, 24/07/2021
Joinville

Pinguim-de-Magalhães é resgatado em praia de SC

maio 23, 2021
Pinguim-de-Magalhães é resgatado em praia de SC
Compartilhar
Ouvir publicação

Na manhã desta sexta-feira (21), uma das equipes de campo de monitoramento diário das praias da R3 Animal encontrou um pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) na Praia dos Ingleses. O animal, um juvenil, estava debilitado e foi levado ao Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) para ser reabilitado.

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

Segundo a veterinária Janaina Rocha Lorenço, o pinguim estava bastante desidratado, hipotérmico (com a temperatura corporal baixa), e apresentava marcas de interação com petrechos de pesca nas costas e nas aletas (asas). Ele foi hidratado e colocado em uma Unidade de Tratamento de Animal (UTA). Ele passará por exames complementares para identificar o melhor tratamento.

Os pinguins-de-Magalhães chegam exaustos em nossas praias depois da longa viagem desde a Patagônia. Alguns infelizmente morrem, pois são inexperientes e encaram pela primeira vez a migração anual. Outros, acabam sendo capturados em petrechos de pesca de forma não intencional (captura bycatch).

Participe das PROMOÇÕES do AJ no You Tube – Clique aqui e se inscreva 

O que fazer ao encontrar um animal encalhado na areia:

  • Mantenha distância e afaste os animais domésticos, eles podem transmitir doenças aos pinguins
  • Se possível, use uma toalha para conter o pinguim e coloque-o em uma caixa de papelão para mantê-lo aquecido. Cuidado com o bico!
  • Não o alimente, não molhe, jamais coloque-o no gelo. Se ele saiu da água, pode estar cansado, desidratado, doente ou com a temperatura corporal baixa. Não o force a entrar na água.
  • Ligue no telefone 0800 642 3341 e a base mais próxima do PMP-BS irá resgatar o animal.

Projeto

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. O objetivo do projeto é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI 

Não é permitido replicar o conteúdo desse site.