Segunda, 27/06/2022
Joinville - SC

Pesquisa sobre Sambaqui Cubatão é tema de mesa-redonda

maio 16, 2022
Pesquisa sobre Sambaqui Cubatão é tema de mesa-redonda
Compartilhar
Ouvir publicação

A programação da Semana Nacional de Museus segue em Joinville. Nesta terça (17/5) será realizada a mesa redonda: “A pesquisa como instrumento de poder dos museus – o caso do Sambaqui Cubatão I” promovido pelo Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville. O encontro será virtual, a partir das 9 horas, no canal do Youtube do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). É aberto ao público em geral.

De acordo com a coordenadora do Museu de Sambaqui, Adriana Santos, a intenção da mesa redonda é apresentar ao público alguns dos processos realizados nas escavações do Sambaqui Cubatão l, que ocorreram no início deste ano.

“Percebemos o interesse e a curiosidade da comunidade e dos estudiosos da área pelo tema, então decidimos fazer esse encontro online para trazer algumas informações colhidas em campo e também reflexões sobre pesquisas realizadas em uma instituição museólogica”, afirma.

Participam do debate a bioarqueóloga da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca vinculada a FioCruz, Sheila Mendonça de Souza, e a arqueóloga do Museu Arqueológico de Sambaqui, Dione Bandeira. A mediação será feita pela arqueóloga Fernanda Borba, também atuante no museu joinvilense.

O tema se relaciona com o proposto pela Semana Nacional dos Museus, que é o “Poder dos Museus”. Após as falas das estudiosas, quem se interessar poderá fazer perguntas pelo chat do Youtube, a mediadora fará a seleção dos questionamentos e os passará aos participantes. A previsão é que o encontro dure uma hora.

Sambaqui Cubatão l

Entre fevereiro e abril de 2022 ocorreram as escavações que fazem parte do projeto “Resgate parcial do Sambaqui Cubatão I, Joinville, SC: salvaguarda, pesquisa, comunicação museológica e divulgação científica desenvolvido pelo Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville – MASJ”.

A iniciativa é financiada a partir de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a empresa FRIGG S.A., firmado entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Associação dos Amigos do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (Aamasj). O projeto conta com o apoio de algumas secretarias da Prefeitura de Joinville, principalmente Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama).

Block