Quinta, 02/12/2021
Joinville - SC

Penitenciária de Joinville apresenta relatório de atividades promovidas durante campanha Outubro Rosa

novembro 1, 2021
Penitenciária de Joinville apresenta relatório de atividades promovidas durante campanha Outubro Rosa
Compartilhar
Ouvir publicação

O juiz João Marcos Buch, da Vara de Execuções Penais da comarca de Joinville, destacou esta semana as atividades promovidas pela Penitenciária Industrial de Joinville em alusão ao Outubro Rosa, que objetiva a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo de útero.

 

“O sistema prisional como é muito duro, especialmente pela superlotação e falta de acesso à educação e trabalho para todos. Ações como essas que eu, como juiz da execução, fomento e apoio, são essenciais, pois trazem conhecimento, transformação e ressignificação. Os detentos que atuaram no projeto, bem como a direção e equipe da Penitenciária Industrial de Joinville estão de parabéns.

O mundo será melhor quando a bondade for cultivada em todos nós, como foi nesse caso”, destaca o juiz João Marcos Buch.

Durante todo o mês de outubro, foram realizadas atividades informativas, educativas, laborais, artesanais, lúdicas e de ações à comunidade. Entre as ações desenvolvidas está a produção de 500 lenços para tratamento quimioterápico (adorno de cabeça) para doação às pacientes da Rede Feminina de Combate ao Câncer e ao Setor de Oncologia do Hospital Municipal São José. Os equipamentos e materiais utilizados por cerca de 150 reeducandos foram doados por diferentes empresas.

Todas as quartas-feiras, na Penitenciária Industrial, foram realizados eventos para incentivo e difusão de informação, como Rodas de Conversas e Palestras Femininas, além de gincanas, atividades dinâmicas, sorteios com diferentes brindes e Café da Manhã temático com atividades informativas e lúdicas que visaram reforçar toda a campanha vivenciada.
As ações na unidade prisional alcançaram toda a sua população interna, ou seja, desde reeducandos, agentes penitenciários, corpo técnico, administrativos, gerências, direção e visitantes. Foram exibidos diferentes cartazes, murais, informes e ambientes decorados espalharam-se pela unidade, com pontos estratégicos como a portaria, refeitório, recepção do administrativo, departamentos de saúde, social e educação.

“Uma das várias ações foi a produção realizada pelos internos da unidade de 500 lenços que foram doados para a Rede Feminina de Combate ao câncer e ao Hospital Municipal São José. Trabalho esse que os internos e servidores da penitenciária realizaram motivados, interessados com o resultado de ajudar o próximo, produzindo um simples lenço, mas que faz toda a diferença em relação a autoestima das mulheres que estão passando pelo tratamento”, frisa o diretor da Penitenciária Industrial de Joinville, Cristiano Castoldi.

 

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI 

Block