domingo,

23/06/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Polícia Civil lança portal com imagens dos criminosos condenados mais procurados de Santa Catarina

Nesta terça-feira, 14, a Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Capturas (DCAP) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), apresenta o Portal Foragidos.

Essa plataforma possibilitará a visualização da lista de indivíduos condenados pelo Poder Judiciário que se encontram em situação de fuga.

O delegado Allan Antunes Marinho Leandro, titular da DECAP, destaca a relevância desse recurso, proporcionando à comunidade a oportunidade de colaborar com a Polícia Civil e a Justiça na localização dos foragidos mais procurados no estado, abrangendo não apenas catarinenses, mas também aqueles com mandados de prisão emitidos pela justiça de Santa Catarina. “O cidadão pode fornecer informações sobre o paradeiro, veículos, e pessoas associadas ao foragido, auxiliando-nos a capturar esses criminosos, muitos dos quais estão em fuga há vários anos”, enfatiza o delegado Allan.

O delegado-geral, Ulisses Gabriel, destaca a inovação como resposta à determinação do governador Jorginho Mello, reforçando o compromisso do governo com a intensificação das ações, especialmente na segurança pública e na Polícia Civil de Santa Catarina.

 

“Estamos trabalhando intensamente para oferecer serviços de qualidade ao cidadão catarinense, priorizando atendimento eficiente e combatendo o crime de maneira incisiva”, declara Ulisses.

Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da PCSC em colaboração com a Delegacia de Capturas (DECAP/DEIC), o Portal Foragidos foi implementado sem custos para o Estado, demonstrando a competência dos profissionais envolvidos, conforme destaca Ulisses.

Ulisses Gabriel ressalta os recordes de produtividade alcançados pela Polícia Civil, com mais de 6,5 mil mandados de busca e apreensão cumpridos, representando um aumento de 57,05% em relação ao ano anterior.

Além disso, registrou-se a prisão de 4,8 mil pessoas, um aumento de 61,21% em comparação com o mesmo período. “A Polícia Civil tem aumentado consideravelmente sua produtividade, trabalhando em conjunto com outras forças de segurança para reduzir os índices de criminalidade e investindo em diversas áreas, especialmente na tecnologia”, destaca.

Dentre as inovações deste ano, Ulisses Gabriel destaca o Sistema Único de Denúncias (SUD), que centraliza todas as denúncias, incluindo aquelas feitas anonimamente pela internet, WhatsApp e 181. O SUD utiliza Inteligência Artificial para converter áudios e ligações em texto, agilizando o encaminhamento da denúncia para o local apropriado.

Ao longo de 2023, a PCSC introduziu o SOS Pet, um espaço para informar sobre desaparecimento de animais de estimação, e instalou a Divisão de Proteção Animal (DPA) na Grande Florianópolis, focada no combate aos maus-tratos a animais. Os cidadãos que fornecerem informações terão anonimato garantido e podem denunciar através do telefone 181 ou pelo Portal Foragidos

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo