Terça, 17/05/2022
Joinville - SC

Páscoa representa renovação e esperança

abril 13, 2022
Páscoa representa renovação e esperança
Compartilhar
Ouvir publicação

A Páscoa é uma celebração da tradição do cristianismo e relembramos os últimos atos da vida de Jesus Cristo. Essa festa surgiu sob influência de uma celebração judaica, chamada Pessach, que acontece, aproximadamente, no mesmo período. A Páscoa ocorre como lembrança da prisão, crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

 

É a celebração mais importante do calendário religioso do cristianismo, e é um período aguardado com muita expectativa pelos fiéis. A data da Páscoa é móvel, e seus critérios de definição foram estabelecidos pela Igreja Católica no século IV d.C.

Outra tradição que também se popularizou bastante e é um dos grandes símbolos da Páscoa moderna: presentar alguém com ovos de chocolate. Essa prática é associada com grandes símbolos da Páscoa que são os ovos, o chocolate e o coelho. No caso do ovo de Páscoa, qual é a origem desse símbolo, seu significado e sua relação com a Páscoa comemorada por cristãos e judeus?

Significado

Primeiramente, há o debate por parte dos estudiosos a respeito da origem da simbologia dos ovos.  Sabemos que o ovo era visto, em muitas culturas antigas, como um símbolo de fertilidade que representava o nascimento e o ciclo da vida. Isso se tornou perceptível ao longo da história da humanidade, uma vez que diversos povos, em determinadas ocasiões, presenteavam outros com ovos de galinha. Os persas, por exemplo, durante o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte), que ocorre aproximadamente na mesma época em que é comemorada a Páscoa por judeus e cristãos, realizavam uma celebração conhecida como Noruz.

O Noruz consistia, basicamente, em uma celebração do ano novo para os persas, enquanto praticantes do zoroastrismo. Acontece que, durante a refeição que celebrava esse período, ovos coloridos eram colocados sobre a mesa de jantar e, em seguida, eram cozinhados e consumidos. Na mitologia chinesa, também existem contos de criação do Universo que falam que o seu surgimento se deu por meio da quebra de um ovo que formou um deus chamado PanKu

Os  romanos  afirmavam que  o  Universo possuía forma oval, e até mesmo na Idade Média havia pessoas que acreditavam que o surgimento do mundo teria relação com um ovo. Além da cultura do Oriente Médio e da Ásia, existiam algumas culturas da Europa, cujas crenças também possuíam algumas associações com ovos. No Norte da Europa, alguns povos cultuavam uma deusa chamada Eostre, também conhecida como Ostara, e algumas teorias a respeito falam que o culto a ela tinha algum tipo de conexão com ovos, coelhos e lebres. Eostre era uma deusa da fertilidade (assim como o coelho e o ovo eram considerados símbolos da fertilidade).

O culto de Páscoa

Um dos bons exemplos do respeito com a Páscoa vem da Igreja Batista Livre Renovada do Brasil, que fica no bairro Aventureiro. O Pastor Seguetto destacou em seu sermão que Jesus deu sua vida como prova de amor, e que sua ressurreição representa a esperança de uma vida melhor. Diante deste exemplo, o pastor lembra que cabe a cada um adotar o mesmo em sua vida, fazendo sacrifícios se necessário, mas sempre visando o bem do seu próximo. “A Páscoa é uma época de avaliação, sacrifícios e de amor ao próximo. Temos que ter Cristo como exemplo maior, sempre tendo a benção de Deus”, citou.

 

 

Block