Sexta, 01/07/2022
Joinville - SC

Para 61% das agências de publicidade, prospectar novos clientes é a principal dificuldade, mostra Censo Agências 2022

abril 18, 2022
Para 61% das agências de publicidade, prospectar novos clientes é a principal dificuldade, mostra Censo Agências 2022
Compartilhar
Ouvir publicação

Prospectar novos clientes é a principal dificuldade das agências de publicidade e marketing do Brasil. De acordo com dados do Censo Agências 2022, 61,97% das empresas do setor destacaram o tópico como crucial entre pontos difíceis de gerenciamento.

Ao lado disso, outros dois pontos se destacam: desempenho/resultados da empresa e capacitação e gestão da equipe. No ranking de principais dificuldades de gestão, se comparado com o realizado em 2021, a produtividade da equipe ou individual apresentou melhora significativa. De segunda menção mais comum no ano passado, passou para a quinta em 2022.

Além disso, a pesquisa aponta que 63,48% das agências não atuam em nenhum nicho de mercado específico. Para o fundador da Web Estratégica, Rafael Rez, as empresas precisam dar mais atenção para isso. “Apesar de muitos profissionais não gostarem da escolha de atender um único mercado ou um único nicho, esse tem se mostrado um caminho de crescimento viável num mundo dominado por ofertas de serviços todas iguais umas às outras”, explica.

Ele complementa que ser especialista em um tema é ser único e diferenciado. “Algo que muitas agências deveriam pensar e explorar como possibilidade de negócios”, analisa.

Ainda no questionário, para a maioria dos gestores, o principal motivo para perder clientes se dá pelo fato dos contratantes não valorizarem os serviços prestados pelas agências. Além disso, eles citam que aumentar a força de prospecção é a medida mais importante para minimizar impactos negativos.

Sobre a pesquisa

O Censo Agências 2022 é realizado pela Operand e ouviu, entre novembro de 2021 a janeiro de 2022, mais de mil gestores de agências de publicidade e marketing do todo o país, divididas entre pequeno, média, grande e gigante porte.

A pesquisa ainda aponta dados sobre formação, faixa etária, identidade de gênero, área de atuação, gestão interna e outros diversos temas sobre gestores e agências. Os dados completos da pesquisa podem ser acessados em censoagencias.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block