domingo,

14/04/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Outono chega com mais chuva e menos frio em Santa Catarina

O outono no hemisfério Sul teve início oficialmente às 00h06 desta quarta-feira, 20.

Conhecida como a transição do verão para o inverno, esta estação geralmente começa com períodos mais quentes, intercalados por momentos mais frios, que tendem a se tornar mais frequentes com o passar do tempo.

Apesar da chegada do outono, o fenômeno El Niño, um dos principais influenciadores da variabilidade climática, ainda está presente.

No entanto, o El Niño está gradativamente perdendo intensidade e espera-se que chegue a uma Neutralidade Climática até o final da estação.

Tradicionalmente, o outono é caracterizado por menos chuvas em comparação com o verão, mas este ano as precipitações devem ser mais frequentes do que o normal.

Além disso, devido à natureza de transição desta estação, tempestades também são mais comuns, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul.

As temperaturas devem diminuir, com a chegada de uma frente fria já no início do outono.

Uma massa de ar frio, prevista para quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22, tende a resultar em quedas nas temperaturas mínimas durante o amanhecer, variando entre 10ºC e 15ºC na maioria dos municípios catarinenses.

Em abril, espera-se que as temperaturas fiquem acima da média. Com chuvas um pouco mais frequentes, as temperaturas não devem cair tanto.

No entanto, isso não descarta a possibilidade de episódios de frio, embora sejam menos frequentes.

Já em maio, as temperaturas devem se manter próximas à média, e como este mês é mais próximo do inverno, é esperado que o frio se estabeleça de forma mais consistente.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo