Compartilhar
PSICOLOGIA – FILOSOFIA – HISTÓRIA – ETIQUETA SOCIAL – HUMOR – ESPIRITUALIDADE – COMPORTAMENTO – POLÍTICA – MÚSICA – FILME – DROGAS – BEBIDAS ALCOÓLICAS – EDUCAÇÃO – CHARGE – REFLEXÕES – SAÚDE – EMPREENDEDORISMO – AUTOCONHECIMENTO – MOTIVACIONAL – COACH – AUTOESTIMA – SOCIEDADE – LIVROS – RECEITA – VIDA ATUAL
LEITURA PARA SUA SEMANA !!!
A vida nos ensina que o que deveria ser, nem sempre o é. Muitas pessoas com nível superior, que acreditamos que deveriam ser pessoas mais esclarecidas, mais conscientes, mais coerentes, com visão de sabedoria mais proeminente e com foco no bem da humanidade, nem sempre é assim. Muitas vezes encontramos estas qualidades naqueles que pouco ou nada estudaram e não são detentores de nenhum título acadêmico, mas verdadeiros sábios diante da arte de viver. Para quem não conhece, PhD (Doutor em Filosofia) é o mais alto grau que se consegue nos estudos, tendo no Brasil o DSc (Doutor em Ciências), que é equivalente. Já tive aulas na UFPR com PhD, mas que aprendi mais com uma estagiária em minhas aulas, do que com ele, principalmente enquanto ética profissional. Inteligência não é necessariamente correlata aos títulos conquistas na academia. (conteúdo sendo trabalhado em meu livro A ARTE DE ENSINAR E APRENDER & GESTÃO ESCOLAR)
Uma das charges mais inteligentes que vi nos últimos tempos… fica o recado com ela então dado… a polarização política não pode ficar acima dos interesse da Nação, pois estamos todos no mesmo barco e, se afundarmos, morreremos todos… é preciso comprometimento de todos pelo bem de todos.
O ÓPIO DOS INTELECTUAIS é um livro escrito pelo filósofo, sociólogo e comentarista político francês, Raymond Aron, em 1955. Trata-se de uma consciente critica aos mitos das ideologias esquerdistas, bem como ao marxismo, socialismo e comunismo. Sinalizou a “ilusão da onipotência” criada pelas ideologias de esquerda no ser humano. Dizia o autor que “o cristão nunca poderá ser um autêntico comunista, do mesmo modo que o comunista não pode crer em Deus, porque a religião secular, animada por um ateísmo fundamental, declara que o destino do homem cumpre-se todo inteiro nesta terra. O cristão progressista esconde de si mesmo essa incompatibilidade”. LIVRO DESTINADO APENAS PARA PESSOAS NÃO ALIENADAS E ABERTAS A REFLEXÃO DE FATO.
ECHO & THE BUNNYMEN é a MAIOR PAIXÃO MUSICAL que tenho. Trata-se de uma banda inglesa (claro que tinha que ser), de Liverpool, formada em 1978, e continua na estrada. Teve influência do The Doors, The Beatles e David Bowie. Dizem que iriam fazer um busto do The Beatles numa praça da cidade (que é a mesma deles), mas o povo pediu que, se fosse para ser feito tal homenagem, que se fizesse então ao Echo & The Bunnymen. Neste vídeo canta “Lips Like Sugar”, que eu cantava em meu quarto berrando feito condenado para desespero de minha mãe… ???
ECHO AND THE BUNNYMEN. Nunca me esqueço quando tinha gente que entrava no meu quarto e, vendo a foto da banda na parede, perguntava se era eu quando viam o baixista, Les Pattinson… aí eu endoidava de vez… os gêneros musicais da banda são pós-punk, rock alternativo, new wave e neo psicodélico. Neste vídeo tocam “Bedbugs And Ballyhoo”, de 1987.
Echo And The Bunnymen tocando, ao vivo em Liverpool, o sucesso “The Killing Moon”. Não sou muito fã de vídeos ou DVDs ao vivo, mas está valendo algumas vezes… mas vale a pena sempre ouvir na versão gravada em estúdio.
Em 1987, ECHO & THE BUNNYMEN esteve no Brasil para shows de divulgação do álbum que leva o nome da banda, e adoraram tanto o país e como foram recebidos por todos, que gravaram o clipe deste incrível música,THE GAME, no Rio de Janeiro, em homenagem aos brasileiros.
SALMO 91 sendo proclamado pela boca pura de uma criança para que ore com ela por tua Graça e proteção neste dia e por toda tua vida!!!
OSCAR WILDE dizia, mui sabiamente, que “Um sonhador é quem consegue encontrar o próprio caminho ao luar e, como punição, vê o alvorecer antes do resto do mundo”. Não é de se estranhar que o mundo não leve a sério os sonhadores, pois muitos deles são vanguardistas e, por estarem além de seu tempo, não podem exigir reconhecimento e, ao mesmo tempo, não devem desistir de seus sonhos, pois muitos deles é benefício maior para os mesmos que não o apoiam e o veem como louco. (conteúdo trabalhado em minha palestra EM BUSCA DE SI MESMO)
“Este Brasil fez-se com o seu povo unido na identidade
dos símbolos nacionais, que em suas cores,
em seus sons, representam o Brasil e
recontam a nossa História, louvando a nacionalidade”, dizia o então Senador Antonio Carlos Magalhães
A inscrição “Ordem e Progresso” na nossa bandeira é uma abreviação do lema positivista de autoria do francês Auguste Comte: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”.
Nem sempre não somos compreendidos por não sabermos o que falamos ou por não sabermos como nos expressar, mas pela falta de capacidade intelectual e cultural para tal da outra pessoa, ou pode ser pela prepotência dela em acreditar que sabe o que não sabe e, algumas vezes, estamos equivocados mesmo ou não sabemos nos expressar a contento. (conteúdo trabalhado em minha palestra OPINIÃO, CONCEITO & PRECONCEITO)
ÀS VEZES, NÃO VALE A PENA !!! Muitas pessoas não vale a pena insistirmos em tentarmos mostrar algo, oferecermos PÉROLAS AOS PORCOS, mesmo que, às vezes, tento e insisto numa segunda oportunidade oferecer, apesar de não valer a pena geralmente… quem quer saber, conhecer, aprender, e esta pronto a acolher, vem por si mesmo buscar na fonte, pois sente uma sede ímpar. Quanto aos demais, abandone-os, pois eles acabam fazendo como a história bíblica ilustrativa sobre isso, que pode ser compreendida ao ler meu artigo a respeito, intitulado de PÉROLAS AOS PORCOS que também está em meu quinto livro, A VIDA NO DIVÃ, pela editora carioca MULTIFOCO.
link do meu artigo: https://www.aconteceuemjoinville.com.br/…/opiniao-de-carlo…/
O MACACO NU. Este livro é fantástico, o qual li, pela primeira vez, em minha adolescência. O autor e zoólogo inglês, Desmond Morris, traz uma analogia e reflexão das questões como sexualidade, origens, crescimento, alimentação, agressão, entre outras, colocando em paralelo ou, quem sabe, frente a frente, o reino animal para além do Homo Sapiens Sapiens, o nomeado Macaco Pelado Contemporâneo, sobre o qual afirma o autor que obedeceu mais à inteligência e às proibições impostas, do que a alterações biológicas resultantes da seleção natural.
DROGAS & FLORES. Gostou do campo florido e das suas flores? O ser-dito-humano consegue transformar a beleza natural da Criação em desgraça para sua própria vida e de que o cerca. Esta bela flor é a essência da heroína, praticamente a droga mais destrutiva do planeta que, para que o indivíduo fique viciado bastam de 7 a 15 dias, e sua vida estará desgraçada, levando consigo aos que o rodeia. Tem como se livrar deste vício, mas o tratamento, além de caríssimo e doloroso aos extremos, é prolongado, chegando a 3 anos em média e, apenas 3 em cada 10 em tratamento, conseguem se libertar. HEROÍNA (nome irônico para um entorpecente, não acham?) provém do ópio e é sintetizada pela morfina, sendo opiáceos que atuam diretamente e, em segundos no sistema parassimpático, sendo que este, juntamente com o sistema simpático sinaliza o comportamento humano. Mas praticamente ninguém começa no mundo das drogas com heroína, mas com maconha, cocaína, craque, entre outras e, também por drogas consideradas lícitas, tudo conforme os motivos da busca e de suas estruturas psicológica e física de suporte. Para poupar tantos esforços em evitar ou amenizar o mundo das drogas, o melhor remédio é uma estrutura mais saudável no eixo familiar, e ético no governamental que promove a justiça social, pois assim como a sexualidade humana, a busca por entorpecentes não se dá por uma simples opção, como se fosse uma opção de “x” a ser escolhida, mas tem toda uma história do ontem e do hoje do sujeito em somatória.
Gostaria de compreender o que falta para proibirem os comerciais de bebidas com teor alcoólico na televisão, principalmente durante o dia até 22 horas (embora que deveria ser apenas na madrugada mesmo), além do interesse com os lucros que o governo e empresários ganham em detrimento da saúde do consumidor e a destituição do livre arbítrio diante da alienação que estas propagandas promovem na cultural em geral. O que ainda é mais irritante é a patética frase moralista de boteco “Beba com Moderação. Se beber não dirija”, feito Pilatos a lavar suas mãos diante do mal maior que causam na população. Também tem a imagem associativa do consumo de bebidas alcoólicas com festa, alegria, amigos, felicidade e ainda “artistas” famosos que usam suas imagens para divulgar tudo isso. Claro que não falo isso por eu não apreciar bebida alcoólica, mas pelos danos causados, não somente diante dos acidentes de trânsito, mas como possível porta de entrada para este ou outros vícios, agressividade no lar e fora dele, doenças físicas e afins. Vale lembrar aqui que uma média de 75% dos acidentes de trânsito são causados por ingerirem bebidas alcoólicas. Também, assim como temos o cigarro sendo vendido mesmo sem comercial na TV, as bebidas também poderiam ocorrer desta maneira. Outro fato que me deixa estupefato é o acesso facilitado de compra de bebidas alcoólicas por menores de idade na maioria dos departamentos comerciais, mesmo a lei já proibindo. Cerveja eu tomei uma lata na minha vida inteira (não gostei!!!) e não deixei de conseguir me divertir pela falta dela, e não deixo de tomar por ser alguma ameaça à saúde, mas por costume até agora, mas então os demais não conseguiriam também curtir a vida não usando a bebida desenfreadamente como suporte de seus devaneios? Conversem com os profissionais dos Prontos Socorros e eles dirão que aumenta consideravelmente, a partir de sexta-feira à noite e sábados, jovens que adentram as dependências dos Prontos Socorros diante de acidentes de carro, brigas e outros delitos devido ao uso excessivo de bebidas alcoólicas. Com o alcoolismo temos: dependência, abuso de diversas ordens, síndrome de abstinência, intoxicação, síndrome amnéstica, delírios, demência, alucinações, distúrbios de ansiedade e sexual, entre outros. O alcoolismo é uma doença relacionada ao consumo excessivo e prolongado do álcool pelo ser humano. Tomar uma taça de vinho ou espumante, ou um aperitivo ou mesmo uma cerveja como ritual socializante e pelo prazer, não se impede, mas o que o bom senso sugere é que se evite fazer isso na frente de crianças e menores de idade e muito menos se divulgue aos quatro ventos estas ações como se fossem sinônimo de sucesso e felicidade sem medidas pela mídia. Bom, que me perdoem os amantes das bebidas alcoólicas, até mesmo porque eu não quero me postar como moralista mor, mas afirmo que o livre arbítrio deve existir para todos decidirem se querem ou não beber, mas até onde pode prejudicar a vida alheia se estende este direito? Que livre seja o uso de bebidas sim, mas consciente e não como mecanismo de fuga da realidade e como forma de preencher um vazio existencial e de tentar lidar com as próprias frustrações e muito menos de influência social sobre os demais.
NÃO AO COMERCIAL DE BEBIDA ALCOÓLICA. Faz anos que o senado tenta proibir a veiculação de comerciais de bebida alcoólica, assim como ocorreu com o cigarro, e por que mesmo não consegue? Assim como ocorria com o cigarro, nos comerciais de bebidas alcoólicas a associação do produto com masculinidade, mulher bonitas, pessoas bem sucedidas, luxo, esportes radicais, festas, diversão, prazer e o uso de artistas queridos pelo povo, são armas para alienar pessoas geralmente carentes de diversas ordens, que inconscientemente acreditam que bebendo se sentirão tão prósperos e felizes quanto, isso devido a bebida em associação. Poderiam até permitir a veiculação de marcas, mas sem a fantasia clássica do marketing alienatório. Como também é preciso a proibição de patrocínio de empresas de bebidas, principalmente ao esporte, eventos de adolescentes e afins. Assim como temos quem bebe e não tem consequências devastadores, temos os que ficam dependentes, os que matam, os que destroem suas famílias, os que provocam acidentes de trânsito, os que brigam com amigos, os que adquirem doenças afins. Quer beber, direito seu, mas não é direito a alienação mental provocada na sociedade a respeito da bebida, principalmente sobre aqueles em formação psíquica ainda, como adolescentes.
Quando estabelecemos metas na nossa vida temos que ter mais foco nelas e em nossa visão interna, do que termos dependência dos conselhos alheios, pois nem todos estão aptos a dar orientações e muitos, inconscientemente ou não, nos prejudicam ou nos desestimulam, até mesmo porque, muitos deles, se tivessem capacidade real de atingir grandes metas, teriam conquistado em suas próprias vidas e seriam por si exemplos a seguir. (conteúdo trabalhado em minha palestra SUCESSO, FELICIDADE & REALIZAÇÃO PESSOAL)
Episódio dos Simpsons gravado em homenagem à Joinville (SC)… EU ODEIO ESTE CALORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR… ??? Embora que este verão anda bem light perto dos anteriores…
AHHHHHHH ESTA MÚSICA, AHHHHHHHH ESTA MÚSICA… quem tem ouvidos de ouvir, ouça, mas alerto que ela fala para além do som e das palavras verbalizadas na própria canção, na verdade ela nem fala, ela grita um recado claro para todos nós.
L’Aventura (Legião Urbana)
Quando não há compaixão
Ou mesmo um gesto de ajuda
O que pensar da vida
E daqueles que sabemos que amamos ?
Quem pensa por si mesmo é livre
E ser livre é coisa muito séria
Não se pode fechar os olhos
Não se pode olhar pra trás
Sem se aprender alguma coisa pro futuro
Corri pro esconderijo
Olhei pela janela
O sol é um só
Mas quem sabe são duas manhãs
Não precisa vir
Se não for pra ficar
Pelo menos uma noite
E três semanas
Nada é fácil
Nada é certo
Não façamos do amor
Algo desonesto
Quero ser prudente
E sempre ser correto
Quero ser constante
E sempre tentar ser sincero
E queremos fugir
Mas ficamos sempre sem saber
Seu olhar
Não conta mais histórias
Não brota o fruto e nem a flor
E nem o céu é belo e prateado
E o que eu era eu não sou mais
E não tenho nada pra lembrar
Triste coisa é querer bem
A quem não sabe perdoar
Acho que sempre lhe amarei
Só que não lhe quero mais
Não é desejo, nem é saudade
Sinceramente, nem é verdade
Eu sei porque você fugiu
Mas não consigo entender.
TRIBUTO que o meu estimado amigo, Genebaldo, preparou especialmente para minha pessoa. Apreciei muito, e foi uma viagem no túnel do tempo de outrora até hoje… GRATÍSSIMO POR TER DISPOSTO DE SEU TEMPO PARA CRIAR ESTA HOMENAGEM PARA MIM. Que Deus o dê multiplicado em bênçãos tanto carinho que costuma espalhar para todos que o conhecem. Adoro surpresas e quem me surpreende, e sempre digo que as pessoas nos marcam de fato, positivamente ou negativamente, é através de ações inesperadas que tomam.
Afirmava mui sabiamente o meu amado Nietzsche de que NOSSA VIDA NOS PARECE MUITO MAIS BONITA QUANDO DEIXAMOS DE COMPARÁ-LA COM AS DOS OUTROS. Muita gente passa grande parte do tempo se comparando e usando a partícula SE: se eu fosse mais novo como tal pessoa; se eu fosse mais velho como tal pessoa; se eu tivesse casado como meu amigo; se eu tivesse ficado solteiro como meu amigo; se eu tivesse estudado mais como tal pessoa; se eu morasse num bairro melhor; se meus pais fossem ricos como os pais de tal pessoa; se eu morasse numa casa maior como tal pessoa mora; se eu morasse numa casa menor; se eu tivesse nascido homem; se eu tivesse nascido mulher; se eu fosse tão bonito quanto tal pessoa; se eu tivesse estudado em escola particular como tal pessoa; se eu não fosse adotado; se eu fosse rico como tal pessoa; etc. Gastamos energia nos comparando com os demais e vivendo a fantasia de como seria nossa vida se não fosse como ela é, e acabamos esquecendo de vivê-la e aproveitá-la como poderíamos. (conteúdo trabalhado em minha palestra EM BUSCA DE SI MESMO)
Infinity Blue Resort & Spa, em Balneário Camboriú… o Morro do Careca fica ao lado e é excelente para fazermos voo livre… afinal é a apaixonante cidade de Balneário Camboriú, orgulho de nós catarinenses… EU INDICO todos os anos: (http://www.infinityblue.com.br/)
JOY DIVISION é o que eu muito ouvia na minha adolescência, principalmente na minha fase de gótico, antes de ser rockabilly. Trata-se de banda inglesa do pós-punk que iniciou suas atividades em 1976 e durou somente até 1980 devido ao suicídio do vocalista, guitarrista e performático, Ian Curtis. Os demais integrantes então formaram o New Order, que fiquei fã também. A característica clara da Joy Division são melodias com temática deveras depressivas e com uma sonoridade que estava para além de melancólica, por isso tinha tantos fans entre os góticos. Eu creio que ainda tenho o disco CLOSER da banda lançado em 1980. Gosto até hoje das músicas deles, pois acho que nunca deixei de ser gótico de fato, mesmo que não ando mais com roupas pretas e cabelos de qualquer jeito, e nem tenho ficado mais ouvindo música em cima do guarda roupa ou sentado na janela como fazia por horas… ???? Neste vídeo Joy Division toca “24 hours”. Aos interessados em conhecer mais este som, postei em seguida deste mais dois sucessos deste rock alternativo.
JOY DIVISION interpretando o sucesso LOVE WILL TEAR US APART, numa versão da BBC…
A banda britânica JOY DIVISION teve grandes influências musicais artistas como The Doors, Velvet Underground, David Bowie, The Stooges, Sex Pistols, Siouxsie and the Banshees e Kraftwerk, todos fantásticos, e influências literárias de escritores como Dostoiévski, William S. Burroughs, J.G. Ballard e T.S. Eliot, também todos incríveis. Neste vídeo tocam a música ATMOSPHERE.
O MUNDO ANDA TÃO COMPLICADO já dizia,, em 1991, RENATO RUSSO, um dos principais cérebros que este país já teve… são músicas para refletirmos e não apenas ouvirmos.. costumávamos ficar discutindo com os amigos sobre o que será que ele quis dizer com esta e aquela frase na letra de tal música.
Gosto de ver você dormir
Que nem criança com a boca aberta…
Vem cá, meu bem, que é bom lhe ver
O mundo anda tão complicado
Que hoje eu quero fazer tudo por você.
Quero ouvir uma canção de amor
Que fale da minha situação
De quem deixou a segurança de seu mundo
Por amor
(Legião urbana, o eterno Renato Russo)
NATURA NON FACIT SALTUS (leia: natúra non fátchit sáltus), é um termo em latim que quer dizer que a Natureza não dá saltos para fazer o que tem que ser feito. Precisamos aprender com a Natureza a aguardar o amadurecimento necessário para que conquistemos nossos objetivos, superando obstáculos, respeitando a trajetória e munidos de paciência somada a determinação. Quem deseja tomar uma limonada e vai num limoeiro cortar o fruto ainda não maduro, terá perdido tempo por não ter tido paciência de esperar o momento certo de colher o limão para que seu desejo de limonada realmente fosse suprido, além de perder o fruto que logo poderia produzir a tão sonhada limonada. (conteúdo trabalhado em minha palestra SUCESSO, FELICIDADE & REALIZAÇÃO PESSOAL)
Querer tirar proveito de terceiros, buscar crescer em detrimento do desenvolvimento alheio, julgar aos demais para não se haver com suas próprias questões internas, entre outras formas desta estirpe, são autodestrutivas para o próprio autor, pois a essência humana é programada para o bem e para o belo, para o desenvolvimento do Universo e, tudo o que não for ao encontro destes intentos, irá sofrer movimentos que promovam o reequilíbrio em busca da homeostase necessária para a continuidade da VIDA. (conteúdo trabalhado em minha palestra SUCESSO, FELICIDADE & REALIZAÇÃO PESSOAL)
IMPRUDÊNCIA cometemos quando agimos de maneira precipitada e sem cautela. Já NEGLIGÊNCIA diz respeito a uma ação necessária que deixamos de tomar. Com o passar dos anos, o ser humano começa a pagar a conta de seus atos imprudentes e de suas negligências, e nem sempre é de fácil reparação, quando é que existe algum ajuste possível ainda. É preciso que fiquemos atentos diante de nossas obrigações, pois do contrário, o remédio pode ser amargo, ainda se tiver algum para remediar nossos erros. (conteúdo trabalhado em minha palestra SUCESSO, FELICIDADE & REALIZAÇÃO PESSOAL)
Cada dia mais são promovidas ferramentas novas para distrair o ser humano sobre si mesmo, e ainda perder a noção do seu próprio tempo. Cada dia mais ouvimos as pessoas reclamando que o tempo passa rápido demais, que ontem eram adolescentes e hoje já estão na terceira idade e etc, mas o tempo é sempre igual aos conceitos de tempo enquanto tal, o problema tem sido a entrega as distrações que se submetem em exageros como de vivencias com novelas, internet, trabalho, futebol, presos ao passado, medo do futuro, valorizar o que a traça corrói e o ladrão rouba, mundo das aparências, cuidados com a estética corporal e etc. É preciso se ter mais consciência de como usamos o tempo que temos e procurarmos usá-lo com o que realmente importa, nos afastando do mundo das ilusões e fantasias em demasia. (conteúdo trabalhado em minha palestra EM BUSCA DE SI MESMO)
COMBATE CONTRA A TRISTEZA !!!
ECLESIÁSTICO 30,22-27
22. Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos.
23. A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida.
24. Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti,
25. pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma.
26. A inveja e a ira abreviam os dias, e a inquietação acarreta a velhice antes do tempo.
27. Um coração bondoso e nobre banqueteia-se continuamente, pois seus banquetes são preparados com solicitude.
“O relacionamento entre pessoas é mantido menos pela confiança recíproca do que pela recíproca suspeita”, dizia Napoleão Bonaparte. Nem que seja pela suspeita de uma possível perda do amor do Outro. Quando existem muitas certezas, parece que o encantamento que faz a junção se enfraquece, mesmo que ironicamente pareça ser de maneira contrária. (conteúdo trabalhado em minha palestra A ARTE DO AMOR E DE AMAR)
HIPOCRISIA é o que mais temos em nossos dias… vocábulo derivado de hypocrisis (latim) e hupokrisis (grego), designando quem finge comportamento, atua dentro de um personagem criado para se beneficiar dele. Vemos pessoas nos púlpitos religiosos pregando cristandade, mas com atitudes contrárias aos próprios ensinamentos de Cristo; pessoas pregando democracia nos palanques, mas agindo antidemocraticamente; pessoas condenando a sexualidade alheia, mas movidos a uma mente promíscua; pessoas cobrando honestidade, mas burlando a lei quando lhes convém; políticos se colocando como representantes do povo, mas na prática atuando contra a vontade deste mesmo povo; imprensa se colocando como ferramenta de abertura dos olhos da população, mas atuando na base da manipulação das informações; escolas e faculdade se colocando como promovedoras de liberdade de expressão, mas produzindo seres alienados; instituições se dizendo combatente de “fake news”, mas promovedoras constantemente de falsas noticias… Chegará um momento que isso terá que mudar…
Como são cansativos e patéticos os contatos com pessoas conceitualmente reducionistas e preconceituosas, repletas de uma ladainha de pseudas-razões ao justificarem suas verbalizações quando questionadas e que acreditam serem promovedoras ainda dos direitos democráticos. Parafraseando termos bíblicos, o diálogo que procuramos promover com este tipo de gente, é a mesma coisa que estarmos oferecendo pérolas aos porcos. (conteúdo trabalhado em minha palestra OPINIÃO, CONCEITO & PRECONCEITO)
Seria tão fácil não termos mais mendicância, miséria, mortes por fome ou sede… o verdadeiro pobre não quer nada além de ter uma vida digna de ser vivida e considera humana, com o que comer, beber, trabalho honesto com pagamento justo, teto para descansar de um dia de trabalho, lazer e educação. Os que pedem mais que isso de graça, não são somente pobres, mas oportunistas e tão egoístas quanto os avarentos. É muito fácil erradicar a pobreza extrema do mundo sem mexer muito com o bolso daqueles que de muito são detentores e, não poucas das vezes, num enriquecimento ilícito e/ou promovido pela desgraça da maioria. (conteúdo trabalhado em meu quinto livro e palestra A VIDA NO DIVÃ)
STING com Chris Botti, Yo Yo Ma e Dominic Miller, interpretando “Fragile”, do álbum “Nothing Like the Sun” (1987), com o qual passei um bom tempo só adormecendo ouvindo-o em LP ainda, tanto que muitas vezes, precisava levantar da cama para trocar o lado do disco, ou de disco, pois eram dois. Este incrível artista britânico era compositor, vocalista e baixista de uma das melhores bandas do mundo, “The Police”. Esta atualmente com 68 anos de idade e iniciou sua carreira em 1974, e continua na ativa.
JORGE LAFOND era realmente um ARTISTA. Foi ator, comediante, drag queen e dançarino, e fez grande sucesso com seu personagem Vera Verão, em A Praça é Nossa. Nasceu em 1952 e faleceu aos 50 anos, em 2003, vítima de parada cardiorrespiratória. Já li a respeito da vida dele um bom tempo atrás, e realmente foi um ser humano de grandes lutas e conquistas, uma pessoa realmente decente.
AMAZING. Maravilhoso como sempre CHARLES CHAPLIN, um verdadeiro GÊNIO…. quem conhece sua biografia se apaixona mais ainda por este grande ser humano que aqui deixou registrada sua passagem em grande estilo.
PUDIM DE GELATINA DE MARACUJÁ que fiz esta noite e já desenformei e comi… TRI BARATO & DELICIOSO… ISSO É BOM D+++++
No liquidificado colocar 320ml de água fervendo + 2 pacotes de gelatina e bater por uns 30 segundos. Acrescentar uma caixa e leite condensado e uma caixa de creme de leite e mais 320ml de leite e bater. Colocar num recipiente com 20cm de diâmetro untado com óleo (não fica o gosto e nem o cheiro dele). Reservar por uma hora no freezer e depois mais 4 horas no congelador. (custo: 5 a 7 reais)
Lembro-me aqui de meu amado pensador libanês, Gibran Khalil Gibran, quando dizia que “o menor ato de bondade vale mais do que a melhor intenção”. Sim, podemos e devemos escrever e falarmos a respeito de caridade, benevolência, filantropia e generosidade, mas o discurso e a escrita mais verdadeira será a do ato em si, principalmente sentido pelo acolhido, o qual depositará esperança na vida e no próprio semelhante diante disso, obtendo forças para seguir adiante e se levantar, quem sabe até mesmo agora sozinho. (conteúdo sendo trabalhado em meu livro ELABORANDO A BÍBLIA PARA VIVENCIÁ-LA)
Caso você ouvisse este discurso, provavelmente aplaudiria de pé: “Meus sentimentos, como Cristão, mostram-me meu Deus e Salvador como um lutador. […] Quão formidável foi sua luta contra o veneno judaicoǃ […] Como Cristão, […] eu tenho o dever de ser um guerreiro pela verdade e pela justiça”. Mas ele é de, nada mais e nada menos, do que de ADOLF HITLER, conforme o livro ‘The Speeches of Adolf Hitler’, do escritor Norman H. Baynes. Sim, não devemos rotular as pessoas pelos que elas falam somente e, muito menos, em situações relativas e ímpares da vida delas, mas principalmente pelas atitudes que elas tomam em momentos diferenciados de suas vida, sobretudo enquanto detentoras de poder. Devemos ouvir a todos os tipos de pessoas, sendo isso enriquecedor, seja padre, pastor, jovem, idoso, letrado, analfabeto, pueril, usuário de drogas, educados, grosseiros, e etc… todos podem ter excelentes discursos e ensinamentos a proferir, mesmo que estes não condigam com o caráter deles na prática, mas isso só a eles diz respeito. Até mesmo Hitler jé teve algo bom dito. Eis que tudo isso é mais um motivo para não termos ídolos, pois somos todos nós humanos, demasiadamente humanos, como diria Nietzsche, logo, falhos demais para sermos adorados ou seguidos seja por quem quer que seja. (conteúdo trabalhado em minha palestra EM BUSCA DE SI MESMO)
AUTISMO VIRTUAL. A dependência do uso da Internet e seus devidos sintomas patológicos de caráter psicológico já tem ficado claro no mundo dos adultos. Mas o foco da preocupação é a imersão precoce das tecnologias no universo infanto-juvenil, provocando uma espécie de AUTISMO, pois passam a vivenciar um mundo paralelo, o virtual, em detrimento do real e seus relacionamento sociais como tais. Estes tem se apresentado cada dia menos tolerantes a frustrações, são imediatistas, têm ficado com humor oscilante, apresentado dificuldade de comunicação verbal e de expressão (principalmente dos sentimentos), aumento de peso, evitam eventos sociais, não sabem como agir adequadamente aos contatos com outros humanos ‘in natura’, estão ficando mais tímidos e, ao mesmo tempo, mais agressivos, a criatividade associada a inteligência não faz jus as informações adquiridas, etc. A compulsividade e a dependência do uso da internet tem se tornada patológico, ocasionando inclusive sintomas de abstinência ao serem privados de seu uso, além do aumento de casos de depressão nos usuários, tendo já nomeada a patologia chamada de NOMOFOBIA, que diz respeito a insuportável angústia e desconforto sentidos devido a impossibilidade de uso da internet. Existe um grande alerta ao uso irrestrito do celular antes dos 12 anos de idade e, antes dos 2 anos, deve ser evitado ao máximo o contato e, neste ínterim, o uso deve ser resguardado de tempo mínimo possível, indiferente ao conteúdo que esteja acessando o usuário. O alerta se acende quando a criança ou adolescente se afasta do convívio social e de atividades externas para poder ficar navegando na internet e ao pais perceberem que seus filhos estão se tornando desagradáveis no convívio social e com ações deveras irritadiças, humor agressivo e irritabilidade constante. (conteúdo trabalhado em minha palestra EDUCANDO CRIANÇAS & ADOLESCENTES)
44 ANOS. Nosso JEC completou dia 29 de janeiro, 44 anos de existência, e temos muito o que comemorar com sua história, principalmente seus torcedores, pois sempre esteve no coração de cada um em todo e qualquer momento. Temos orgulho por levar o nome de nossa cidade, A TERCEIRA MAIOR CIDADE DO SUL DO BRASIL. PARABÉNS JECCCCCCCCCCCCCCCCCCCC !!! E que realmente nos dê mais motivos para nos orgulharmo,s e quem sabe neste ano, me contratem de uma vez como PSICÓLOGO DO ESPORTE (não desisti ainda de ajudar o time, ainda…) para que eu coloque em prática o projeto que tenho para este time crescer e se estabelecer mais que vencedor, mas pagando os devidos salários, pois trabalhar por caridade não dá aqui pois até onde sei o JEC não é uma instituição filantrópica, sendo que alguns já estão entendendo esta observação final aqui… ?
Tem quem acredite que ter liberdade é ir para onde quiser, ficar com quem desejar, fazer o que se quer e quando se quer. Muitos destes são escravos da própria liberdade que acreditam ter, pois parecem obrigados a tomada de ações impulsivas, muitas vezes sem sentido maior. Mas tem que tem tanta liberdade, que se sente livre em decidir ter seu espaço reduzido, estar somente com um relacionamento amoroso, seguir regras e costumes por decisão própria. Assim como tem gente que solta pássaros que vivem em gaiolas, que tinham comida e bebida, carinho dos seus tutores e cantavam prazerosamente, mas então os fazem sofrer na suposta liberdade, tento que procurar alimento, estarem sujeitos a serem presas fáceis, dormirem ao relento e sem contato amoroso de antes. Não sermos totalmente livres, não quer dizer que estamos presos e sofrendo por isso. Não é porque temos asas que queremos ou precisarmos voar mais do que já voamos. (conteúdo trabalhado em minha palestra EM BUSCA DE SI MESMO)
THE CLASH foi uma banda de rock britânico, formada no ano de 1976 e finalizou seus trabalhos em 1986. Punk, funk, rockabilly, reggae, new wave, rap, surf music, entre outros gêneros musicais transitaram. Seu trabalho tinha uma base política fortemente ideológica anarquista, sendo que, em seu rock alternativo, imperava letras politizadas, além de participações especiais em vários movimentos, quando os músicos e bandas ainda tinham compromisso com a sociedade de fato. Neste vídeo temos o sucesso “Rock The Casbah”, de 1982, que se acredita ter ligação da época em que o rock foi literalmente banido no Irã através do aiatolá Khomeini. Não é a toa que o nome da banda pode ser traduzido como O Confronto ou O Choque…
Johnny Cash, O REI DA MÚSICA COUNTRY (1932- 2003), canta neste vídeo raro de 1958 “I WALK THE LINE” (Eu Ando na Linha), música lançada em 1957. Foi um dos músicos mais influentes do século XX, tendo iniciado sua carreira em 1954, e finalizado com sua morte. Teve uma vida repleta de altos e baixos, e vale a pena saber um pouco mais assistindo o filme de 2005, “I Walk the Line”, que no Brasil ganhou o nome de “Johnny & June”. Eu sou apaixonado por “american country music” clássica, e aí já dá para entender porque eu tenho tantas botas de cowboy, e as uso direto. ?
LADIES AND GENTLEMEN, com vocês, Jhonny Cash cantando “Ring of Fire”, que foi lançada em 1963. ??????
NINGUÉM NASCE MAL. Benjamin Netanyahu mostra indignação com a violência e o descaso no modo em que algumas crianças são criadas e ensinadas a odiarem e matarem. Seja de que lado estiver, NINGUÉM NASCE MAL, mas se aprende a ser mal ou é despertado de uma tendência circunstancial, e recebe reforço. A PAZ SE PLANTA NO BERÇO. (conteúdo trabalhado em minha palestra EM NOME DA PAZ, A GUERRA)
Vídeos indicados para aprofundamento:
(Porta voz do Hamas encoraja uso de civis como escudo humano)
https://www.youtube.com/watch?v=zVY9PUk_iS4
(Por que ainda existem refugiados palestinos?)
https://www.youtube.com/watch?v=1zVJ5jvF65A
(O nazismo e o movimento palestino)
https://www.youtube.com/watch?v=yEgbgfRtRas
(Os assentamentos de Israel são o motivo para não haver paz?)
https://www.youtube.com/watch?v=RqZdCfuG7Ws
(Propaganda do Hamas – Louvor aos terroristas)
https://www.youtube.com/watch?v=HPhuYVK684A
(Israel: o exército mais íntegro do mundo)
https://www.youtube.com/watch?v=MXVxqveFJMY
(A história não contada do islamismo – em números)
https://www.youtube.com/watch?v=QMWvUA09X0w
(Israel: dos pântanos ao Oasis)
https://www.youtube.com/watch?v=zW-AwbrVEXQ
(A verdade sobre a ONU)
https://www.youtube.com/watch?v=_Q8QF-Q0hOY
(Como a URSS usou o Islã para implantar o comunismo)
https://www.youtube.com/watch?v=RclFBYGXoqA
(Como evitar a brutalidade israelense)
https://www.youtube.com/watch?v=dpL3UodpbO0
A HISTÓRIA NÃO CONTADA DO ISLAMISMO EM NÚMEROS… ouça bem o vídeo no link abaixo para entender melhor o que anda acontecendo, e quem sabe evitar de falar besteiras por ai, ou pelo menos não cair nas lábias de militantes de diversas ideologias, e não querer concluir algo olhando somente para um dos lados… mas alguns podem ainda dizerem que isso é islamofobia, como uma saída para não refletirem a respeito… dizem os sábios que o mundo não se destruirá mais pelas guerras e nem pela natureza, mas através das religiões..
LEITURA INDICADA do ARTIGO de Felipe Moura Brasil: https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/video-sensacional-a-historia-nao-contada-do-islamismo-em-numeros/
É através da METACOGNIÇÃO que somos detentores da capacidade de monitorarmos e autorregularmos nossos processos cognitivos. Uma pessoa não consegue perceber que realmente está magoando alguém quando ela não é capaz de reconhecer a si mesma enquanto erros e limites de que é detentora, sendo que acaba apenas aceitando como realidade e verdade o que coincide com suas crenças internas e teorias adotadas para si, criando assim o que chamo de EFEITO DE DISTORÇÃO da realidade, causando até estranheza nela diante do reclame das demais pessoas sobre os seus atos, considerando falsas acusações e exageros, e se coloca como incompreendida. Isso tudo tem a ver com o nível de capacidade do sujeito em vivenciar um relacionamento social, amoroso ou simplesmente de amizade. Não chega a ser maldade, mas apenas se trata de um nível limitado de compreensão de si mesmo e, consequentemente, do mundo em que está inserido. (conteúdo trabalhado em minha palestra A ARTE DO AMOR & DE AMAR)
POSTURA CORPORAL. Não é a toa que ensinamos as modelos a desfilarem com boa postura, mantendo costas retas, olhar para o “infinito”, e outras particularidades, pois isto denota altivez, atitude, segurança, ousadia e elegância. Caso desejemos passar uma imagem positiva e de bem com a vida, a postura é uma fundamental ferramenta para tal comunicação ocorrer. O nosso corpo fala de nós através de nossa postura, como não é por acaso que uma pessoa deprimida tende a trazer seus ombros para baixo e para frente, numa maneira evidente de esconder-se. Socialmente devemos manter uma postura positiva para uma melhor socialização e aceitação. Ombros para trás, costas retas, queixo formando um ângulo de 90 graus com o pescoço, olhar reto em direção ao infinito, mãos livres e soltas naturalmente, mas sem balançá-las em demasia, não sentar sobre uma das pernas quando estiver parado e em pé, mantendo os pés distantes no máximo 15 a 20 centímetros quando estiver em pé, barriga encolhida e peito para frente. Tanto sentada, quanto em pé, ou mesmo quando for se abaixar para pegar um objeto, a pessoa deve manter uma postura ereta e elegante, mas sempre que denote naturalidade e não artificialidade. Postura correta mostra que estamos de bem com a vida e a saúde do corpo agradece também. (conteúdo trabalhado em meu segundo livro TRATADO DE ETIQUETA SOCIAL, pela editora carioca MULTIFOCO)
SECRET SERVICE, famosa na década de 1980, esta banda da Suécia iniciou sua carreira em 1977 com seu estilo pop e new wave. Neste vídeo canta “Cry Softly”, lançada em 1982.
Este é um tipo de dor que cicatriza com o tempo, mas a cicatriz estará lá para sempre, nos recordando do sofrimento, mesmo que já superado de certa forma. Ser enganado por uma pessoa que fez de tudo para conquistar nossa amizade, nossa confiança e nosso amor, é de uma dor inominável, tanto que existem pessoas que preferem acreditar na mentira e continuar sendo enganadas, mesmo que conscientes disso tudo. Kierkegaard dizia que “Há duas maneiras de ser enganado. Uma é acreditar no que não é verdade; a outra é recusar a acreditar no que é verdade”, sendo então uma questão de escolha diante do que ainda é vantagem ou se é forte o suficiente para virar a página e começar a se dar o devido valor a si mesmo. (conteúdo trabalhado em minha palestra A ARTE DO AMOR & DE AMAR)
SANTA CATARINA ATRAVÉS DE MINHAS LENTES. Registrei o pôr do sol em Itajaí (SC), numa imagem imitando a pintura de um quadro.
OS ASSASSINOS (The Killers; 1946). Baseado na obra do escritor norte-americano Ernest Hemingway (escreveu grandes obras como O Velho e o Amar, Por Quem os Sinos Dobram, entre outras), este filme P&B é fantástico, o qual deveria ser reproduzido com a tecnologia atual, mesmo que esteja já excelente como está. Os atores protagonistas, Burt Lancaster e Ava Gardner e os demais, são excelentes.
- Só temos percepção de nossa individualidade por estarmos em comunhão com o outro diferente de nós, e por estarmos inseridos em sociedade diversificada… Eu só posso ser a partir do não ser como eu sou… se fôssemos todos iguais seríamos reduzidos a massas humanas bípedes a nascer, procriar e morrer… quanto mais convivemos com a diversidade cultural de toda ordem, mais nosso repertório interno se aprimora e nossa visão se amplia, resultando assim a desmistificação e a destituição do poder de preconceitos. Que vivamos então com a maior diversidade possível… não percamos este presente relacional de aprimoramento pessoal. (conteúdo trabalhado em minha palestra OPINIÃO, CONCEITO & PRECONCEITO)
PAIS & FILHOS. Como diz o meu também amado pensador LIBANÊS, Gibran Khalil Gibran, que tanto marcou minha vida: “o tempo não anda para trás e não se demora com os dias passados”… Depois de ler o trecho sobre pais e filhos do seu livro “O Profeta”, o bom é ouvir ainda “Pais e Filhos”, da Legião Urbana, para fechar com chave de ouro, ficando bem atentos com o que se tem feito com o tempo neste eixo relacional… Realmente é deveras difícil vivermos como se não houvesse amanhã, como cantava Renato Russo. (conteúdo trabalhado em minha palestra EDUCANDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES)
O tomar conta do outro por impulso natural e por desejo, seja de pessoa, animal ou planta, é comungar com o outro e com a essência da criação, além de uma das maneiras mais eficazes de se conectar com o Universo em si mesmo. (conteúdo trabalhado em minha palestra A ARTE DO AMOR E DE AMAR)
Vejo esta imagem várias vezes para rir… é muito engraçada a cara do cachorro “sorrindo” e a situação… MUITO CRIATIVO!!! Quem não tem um amigo indiscreto assim… ???????????
??? TOMANDO UM BANHO CAPRICHADO ??? De tanto chamarem ele de sujo e nojento que ele resolveu tomar um banho e ficar cheirosinho… ???
JOINVILLE. Que nossa cidade foi construída sobre um manguezal, a maioria de nós já sabe… o centro da cidade era para ter sido no Bairro Vila Nova, mas resolveram povoar ao redor do rio Cachoeira. Além de um crescimento urbano desordenado, nunca tivemos um governo comprometido com um planejamento sobre o futuro da cidade de fato. Somado a tudo isso, temos a destruição da mata e a falta de consciência da população quanto ao lixo que promovem e jogam em rios, córregos, terrenos baldios, etc. Mas ainda temos décadas de gestões públicas relapsas e repletas de desculpismos. A atual gestão também se mostra inoperante, continuando o ciclo “banho maria” de cuidados com a cidade, que é a terceira maior do Sul do país, ajudando a acumular mais problemas. Joinville deixou de ser uma província faz muito tempo, e não pode mais ser vista como tal pelos nossos governantes. ELEIÇÕES 2020 CHEGANDO E É MAIS UMA OPORTUNIDADE DE MUDANÇAS !!!
Muitas vezes, só compreendemos a grande força que temos dentro de nós, quando enfrentamos decididamente nossas dificuldades na vida. Não poucas das vezes, ficamos surpresos com nossa força interior, até mesmo porque o próprio mundo parece querer nos convencer diariamente que somos fracos. (conteúdo trabalhado em minha palestra O PODER DA MENTE)
Recordo fortemente de meu professor de Filosofia, na UFPR, que dizia ser um absurdo os acadêmicos não terem lido a Bíblia toda ainda, pois dizia se tratar do principal livro de filosofia que existe. Nos chamava constantemente de ignorantes, e que não passávamos muito mais do que alunos de quinto ano do fundamental. Se fosse com muitos dos neuróticos frustrados da atualidade, já teriam processado o professor e ido na imprensa para reclamar, mas naquela época ainda existiam, em sua maioria, jovens detentores da capacidade de interpretar e contextualizar o que ouviam e liam, sendo que entendiam o recado, tanto que até hoje lembro deste meu professor sentado no púlpito, sem olhar para nossos rostos, e sua voz se faz viva dentro de mim até hoje, sendo eu gratíssimo a ele.
O exemplo diário familiar falar mais alto, e com maior profundidade, do que 200 horas de aula de um ano letivo escolar e, se um não anula ao outro, pelo menos eles se complementam. (conteúdo trabalhado em meu livro A ARTE DE ENSINAR E APRENDER & GESTÃO ESCOLAR EM REFLEXÃO)
ROCK & ROLL LULLABY, interpretada pelo cantor norte americano, B. J. Thomas, canção que foi da trilha sonora da novela Selva de Pedra (1972). Fico sempre emocionado ao ouvir esta música que fala do amor maternal e ainda por me retornar a uma das salas da casa de minha avó materna, onde tinha uma enorme vitrona, e eu ouvia encantado este disco nela, sendo muito criança ainda. Atualmente este artista está com 77 anos de idade, tendo iniciado sua carreira em 1966, e atualmente se dedica a música cristã, tendo já 5 Prêmios Grammy na categoria Gospel. Em seguida postarei outra famosa canção deste grande artista.
B.J. Thomas aqui canta a incrível “Raindrops Keep Falling On My Head”, que é uma das músicas mais gostosa de se ouvir já criada.
FAMÍLIA DA PARAÍBA COME RATOS PARA SOBREVIVER
PRIMEIRO: eis mais uma prova de que não é a injustiça social e nem a pobreza que coloca o ser humano no mundo da criminalidade como muitos metidos a intelectuais de universidades teorizam como fator culpabilizante direto.
SEGUNDO: como podem dormir políticos, pastores/padres e afins que vivem na ostentação tendo, em pleno século 21, num país rico como o nosso, casos e casos assim? No socialismo venezuelano a prática de comer ratos para matar a fome existe por anos já. Quanto dinheiro tem sido desviado do Bolsa Família e da corrupção que poderia acalentar a vida de todos? Não se deseja luxo, mas decência.
TERCEIRO: já olhamos para a comida que tivemos hoje e nos sentimos gratos por ela e pedimos para que sejam abençoados todos aqueles que contribuíram para que ela chegasse ao nosso estômago, de quem preparou a terra até quem cozinhou.
Incrível demonstração de dança contemporânea de JT e de Robert, sobre o “The Mirror” (O Espelho), de Alexandre Desplat. Este tipo de arte vale a pena comungarmos… BRAVOOOOO !!!
E eu que achava que minha vida seria dentro das quadras de tênis de campo, como profissional… até meus 17 anos só fazia isso da vida, até eu resolver ir morar sozinho em Curitiba, onde fui trabalhar como modelo, sendo que a despedida foi arrasadora… me vejo até hoje deixando o clube com andar lento e pensativo e num estilo funeral… lembro do meu orgulho de ter participado da primeira e da segunda Copa Itaú de Tênis, ocorrida no Joinville Tênis Clube, que adorava também... recordo da vez que ganhei por WO, e que nunca me senti tão frustrado por esta suposta vitória neste campeonato. Mas eu era uma adolescente bem insuportável, principalmente na vida dos boleiros que não gostavam muito de trabalhar… ??? Meus eternos professores: o primeiro acho que era José Maria, depois teve a gatíssima Claudia, depois o Giba… todos com muita paciência para me suportar de manhã cedo… o Giba dizia para eu parar de ficar assistindo Sexy Time no Multishow de madrugada, pois não estava rendendo na quadra de manhã… ????… odiava treinar no paredão e ter que catar bolinha na quadra quando boleiros não vinham trabalhar… tenho todas as minhas raquetes até hoje… nesta foto estou no resort & spa matando as saudades deste jogo incrível que é o tênis de campo…
Um dos grandes medos de pagar mico nos eventos sociais se dá com o uso incorreto dos talheres. Tem pessoas que entram em pane diante de tantos garfos, facas, colheres e tamanhos variados de copos. Mas calma que não é nada confuso, pois a etiqueta social está para facilitar tudo e não complicar, como pensam alguns. Os talheres devem estar junto de cada prato por ordem de utilização, sendo que o gume das facas deve estar virado para o prato. Sempre os garfos são colocados à esquerda e as facas à direita, bem como a colher da sopa. Na parte superior do prato devem ser colocados os talheres de sobremesa. Mas só devemos ter à mesa os talheres e copos que realmente irão ser usados e não para exibirmos nosso faqueiro completo aos convivas. A ordem de utilização dos talheres se dá conforme os pratos apresentados e é sempre de fora para dentro. Caso fique inseguro, tem duas alternativas, ou fique de olho em alguém que já sabe ou erre e vá em frente, pois não vai deixar de comer as gostosuras pela insegurança. (conteúdo trabalhado em meu segundo livro TRATADO DE ETIQUETA SOCIAL, pela editora carioca MULTIFOCO)
Temos o receio de cometermos gafes a respeito do tipo de copos e taças devermos usar durante a refeição. Como sempre digo, se errar, não se preocupe, só não deixe de saborear a bebida, pois a etiqueta está para auxiliar e não atrapalhar a vida de ninguém. O copo maior é para a água. Menor que este, é servido o vinho tinto, sendo o branco num copo menor que o copo de tinto. Copos pequeninos são para licores, os quais são servidos fora da mesa. Conhaque tem cálices em forma de balão. Para a maravilhosa champanha, que adoro e que pode ser servida do primeiro ou último prato, usam-se copos altos e finos. Só um cuidado maior deve-se tomar que é de não tomar a lavanda, que é uma tigela de vidro ou de outro material e é colocada à esquerda do prato, servindo para limpar os dedos quando comemos algo gorduroso com as mãos, mas geralmente se coloca algo decorativo sobre a água, como pétalas de rosas, para evitar esse tipo de inconveniente. Na imagem abaixo ilustro alguns exemplos de copos. Da esquerda para a direita: vinho tinto, vinho branco, champanha e o último para espumante, e a direita temos uma belíssima garrafa ornamental, “decanter”, que poderá ser usada para servir vinhos, refrigerantes, água entre outros, sendo este ato chamado de decantar, que é despejar o vinho da garrafa de origem na de cristal ou vidro. (conteúdo trabalhado em meu segundo livro TRATADO DE ETIQUETA SOCIAL, pela editora carioca MULTIFOCO)
As moléculas da bebida, ao entrarem em contato com o material de que foi fabricado o recipiente que a recebe, quebram-se, ocorrendo a facilitação dos níveis olfativos que fazem parte da bebida. Além de tudo isso, o aspecto em que o copo é moldado promove a temperatura ideal para a bebida que recebeu, bem como libera mais ou menos de sua composição ao ar, mantendo o aroma esperado por mais tempo. Mas quem quiser continuar tomando café em copo e cerveja em xícara, tudo bem, é uma questão pessoal e de direto de todos fazer como querem, conforme as exigências gustativas de cada qual. (conteúdo trabalhado em meu segundo livro TRATADO DE ETIQUETA SOCIAL, pela editora carioca MULTIFOCO) (Imagem dos copos: Carla Borges Pinto/ Arte UOL)
É direito do estudante ter da escola a garantia de que estará apto para formar seus próprios conceitos diante de seu processo de formação, alicerçados com referenciais de diversas ordens aprendidos e elaborados no aprendizado recebido em sala de aula. Professor de fato, ético e comprometido com sua vocação, não procura comungar seus conceitos e opiniões correlatas ao material de estudo, pois em primeiro lugar não interessa aos alunos enquanto formação e, em segundo lugar, como posição de formador de opinião que sua profissão produz na fantasia dos estudantes, é abusar dos mesmos, doutrinando no lugar de promover conhecimento de fato, mesmo que não consciente disso e que, de boa vontade esteja. (conteúdo sendo trabalhado em meu livro A ARTE DE ENSINAR E APRENDER & GESTÃO ESCOLAR)
Algo pode estar na Lei, mas estar na Lei não quer dizer que está ligado a Moral de fato. Portanto não basta estarmos alicerçados sobre a lei, é preciso antes de mais nada, refletirmos se o que é permitido fazer é moralmente conveniente para nós e para o sociedade. Quando temos pessoas conscientes de seus atos e alicerçados na empatia e no bem comum, as Leis passam a ser apenas um código a parte e nem sempre de acordo com a moral adequada. Parafraseando termos bíblicos: “tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” fazer, mesmo que esteja dentro da Lei.
Salvo nos casos de didática e de questões formativas teóricas, rotular seres humanos é tarefa nada fácil e deveras perigosa. Quando nos rotulamos, nos fechamos num arcabouço teórico limitante do rótulo assumido, e perdemos as novas possibilidades de vir a ser, de se permitir ser diferente do que estejamos sendo, inclusive o que somos de fato, e não o que assumimos ser, principalmente quando fomos nomeados pelo outro como tal. Assumir rótulos, por exemplo, de ser feio, doente, ignorante, marginal, fracassado, azarado, entre outros, inclusive os de caráter sexual, pode ser assumir viver uma vida que não é a sua em essência, ao aceitar determinados rótulos. Rótulos considerados positivos são igualmente perigosos, como se considerar bonito, inteligente, saudável, agradável, puro, pessoa de sucesso, feliz e etc, pois nada é estável na vida, e muitos acabam gastando energia para alimentar os rótulos que agarraram para si, e outros ficam frustrados quando não conseguem confirmar seus rótulos para a sociedade, inclusive sexuais, como dito anteriormente. Como tem pessoas que assumem tanto um rótulo, como ser deprimido, que mesmo em estados positivos, busca motivos para confirmar a suposta depressão. (conteúdo trabalhado em meus terceiro e quinto livros: DESMISTIFICANDO A SEXUALIDADE HUMANA e o A VIDA NO DIVÃ, pela editora carioca MULTIFOCO).
SUPERAÇÃO. Nascida em Belo Horizonte, em 1924, Virginia teve paralisia infantil já quando bebê, e passou a vida sendo desencorajada pela família e sociedade, bem como sofrendo toda forma de preconceito. Mas não aceitou a derrota proposta por todos e abraçou a vitória. Diz ela: “As circunstâncias da vida, as coisas difíceis, os planos de Deus, o que for, não é isso que nos destrói e nos atinge. O que nos atinge é a forma de enfrentar. Eu só choro por emoção. O sofrimento me faz crescer,” (conteúdo trabalhado em minhas palestras EM BUSCA DE SI MESMO e O PODER DA MENTE)
BETH CARVALHO & NELSON RUFINO cantam “VERDADE”. Acho irônico dizerem que samba é sinônimo de Brasil, sendo que, praticamente não tocam este estilo musical nas rádios, como não vemos presença em programas televisivos e afins. De todos, prefiro ouvir samba de roda (que é deste vídeo), ou samba raiz. Todos os estilos de arte tem o joio e o trigo, basta peneirarmos o que é bom para nós em cada manifestação artística.