Sabado, 13/08/2022
Joinville - SC

Oito vezes campeão, grupo de dança da Rede Municipal de Ensino de Joinville se apresenta no Festival de Dança

julho 21, 2022
Oito vezes campeão, grupo de dança da Rede Municipal de Ensino de Joinville se apresenta no Festival de Dança
Compartilhar
Ouvir publicação

O grupo da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos sobe ao palco da Mostra Competitiva do 39º Festival de Dança de Joinville na noite desta quinta-feira (21/7). Os estudantes participam do Programa Dançando na Escola e apresentarão a coreografia “Caboclinhos”. Inspirada em uma das danças folclóricas mais antigas do Brasil, baseada nas tradições indígenas, e que ainda hoje é executada no Carnaval de Pernambuco.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

É um momento inigualável para qualquer bailarino que chega ao grande palco do Festival de Joinville, mas para os 27 adolescentes da EM Pedro Ivo Campos trata-se de uma experiência ainda mais singular. Até novembro do ano passado, 20 deles nunca haviam participado de um grupo de dança e, alguns, nem mesmo assistido a um espetáculo ou entrado em um teatro. Agora, eles têm a missão de representar um grupo que já fez história na cidade e é octacampeão em danças populares brasileiras na categoria júnior (12 a 16 anos).

“Eu explico a eles que devem se esforçar para mostrar o melhor do que sabem fazer, e que ganhar é apenas uma consequência. Muitos dos alunos que integram o grupo nunca vieram ao Festival como público e é incrível ver os olhos deles brilhando ao chegar e ver toda essa movimentação. É uma experiência transformadora para todos eles”, afirma a professora Elisiane Wigger.

É ela quem, desde 2008, cria as coreografias premiadas e transforma alunos do Ensino Fundamental em campeões. Geralmente, são oito meses para preparação física, criação dos trabalhos e ensaios, já que as aulas só ocorrem no período letivo. Normalmente, alunos veteranos assumiam as posições principais enquanto os mais novos integravam o corpo de baile para adquirir experiência.

Porém, o período de ensino a distância causado pela pandemia, levou a um hiato maior de renovação e, agora, a maioria do grupo é de estreantes. Como a última edição do Festival de Dança de Joinville ocorreu, excepcionalmente, em outubro, a preparação para este ano também foi menor, deixando o desafio de fazer nascer um grupo de dança à altura da Mostra Competitiva ainda maior.

“Muito do que é apresentado é criação coletiva com os alunos, a partir do desenvolvimento deles. Eles precisam estudar a cultura do lugar que estão representando na coreografia e entendê-la para encenar quando estão no palco. Foram as meninas também que pesquisaram a maquiagem, e ainda aprenderam a bordar para fazer o próprio figurino. Tudo isso desenvolve muito o senso de responsabilidade e coletividade dos alunos”, afirma a professora.

Relembre as oito vezes em que o Programa Dançando na Escola da EM Gov. Pedro Ivo Campos conquistou o primeiro lugar no Festival de Dança de Joinville

2008 – Coreografia “Maracatu”
2009 – Coreografia “Guerreiro”
2010 – Coreografia “Bumba Meu Boi”
2012 – Coreografia “Maracatu”
2013 – Coreografia “Galantes”
2014 – Coreografia “Rei do Congo”
2019 – Coreografia “É a Festa do Boi Bumbá”
2021 – Coreografia “Salve o Maracatu”

Block