Quinta, 19/05/2022
Joinville - SC
novembro 5, 2020
Compartilhar
Ouvir publicação

Pessoas residentes em Joinville, com prescrição de receita válida proveniente do Sistema Único de Saúde (SUS), podem verificar como obter os medicamentos na rede pública municipal de saúde consultando o site da Prefeitura de Joinville.

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

Na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) podem ser verificados todos os medicamentos selecionados e padronizados pelo município.

A REMUME inclui medicamentos considerados como Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF), Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) e Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF).

A seleção dos itens do CBAF em Joinville é subsidiada por pareceres técnicos elaborados pela Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) da Secretaria da Saúde.

Para a seleção dos itens, a comissão tem como referência a RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs) do Ministério da Saúde, os pareceres da CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) e portarias relacionadas do Ministério da Saúde.

Atualmente, o elenco básico de medicamentos de Joinville conta com 167 itens monitorados em indicador de regularidade da oferta mensal.

Após conferir se o medicamento prescrito é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente, o usuário deve reunir a receita e a documentação solicitada e se dirigir ao local indicado para receber o tipo de medicamento. Receita médica da rede particular de saúde é aceita para medicamento do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF).

Os medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) são distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde. Os medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) são entregues na Farmácia Escola, de acordo com o procedimento de agendamento e aprovação do processo.

Os medicamentos do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) são obtidos na Unidade de Vigilância em Saúde.

Medicamentos antimicrobianos, analgésicos e anti-inflamatórios prescritos a usuários atendidos no PA Norte e nas UPA Leste e UPA Sul são entregues nas farmácias destas unidades.

Os horários e endereços dos locais de distribuição podem ser consultados no site da prefeitura.  Se observar inconsistência no atendimento, o munícipe pode registrar manifestação pela Ouvidoria da Prefeitura de Joinville

[ads2]

Block