terça-feira,

20/02/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Obras de Melhoria no Abastecimento de Água na Zona Sul de Joinville Recebem Investimento de R$ 48 Milhões

A Companhia Águas de Joinville iniciou uma série de medidas para aprimorar o abastecimento de água na região Sul.

Estas incluem obras de infraestrutura, substituição de redes, controle da pressão na rede, pesquisas e reparos de vazamentos.

O investimento total para essas ações planejadas é de R$ 48 milhões, com previsão de execução em um prazo de 18 meses.

As obras serão realizadas nos bairros Adhemar Garcia, Anita Garibaldi, Floresta, Guanabara, Itaum, Itinga, Jarivatuba, João Costa, Morro do Meio, Nova Brasília, Paranaguamirim, Petrópolis, Santa Catarina, São Marcos e Ulysses Guimarães.

As iniciativas, além de modernizar o sistema, ainda vão contribuir para evitar perdas de água. Estima-se reduzir em 33% o volume de água perdido na região.

“Todo esse pacote de obras levará muitas melhorias para a Zona Sul e, além de mais infraestrutura no sistema de abastecimento, vamos reduzir as perdas de água tratada. Nós captamos, tratamos e fornecemos água de qualidade para nossa cidade. Cuidar da água é o nosso papel todos os dias. Evitar as perdas também e isso nos faz ser ambiental e socialmente responsável”, destaca Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Águas de Joinville.

No total, a região receberá 24 km de redes novas e 38 válvulas redutoras de pressão, que são equipamentos que regulam a pressão da água na tubulação. Além disso, serão instaladas três novas bombas pressurizadoras e haverá a modernização de outras 33 existentes.

Outra obra prevista é a setorização do sistema de abastecimento, que consiste em dividir a rede de água em áreas menores, chamadas de Distritos de Medição e Controle (DMCs).

O objetivo é regular a vazão e a pressão da água no local, evitando vazamentos e diminuindo impactos causados por manutenções na rede. Na Zona Sul, está prevista a implantação de 42 DMCs. O mesmo sistema já foi implantado no bairro Bucarein, por exemplo.

Modalidade contratada é pioneira em Santa Catarina

O pacote de obras na Zona Sul faz parte de um projeto regido por um Contrato de Performance, isto é, a remuneração da empresa contratada só é feita após a verificação do resultado do trabalho, de acordo com critérios preestabelecidos, e não somente pela execução.

Esse tipo de contrato é uma iniciativa pioneira da Companhia Águas de Joinville, em Santa Catarina.

“A utilização de contrato nesta modalidade é uma maneira de garantir a realização do serviço e, além disso, contribuir para que esse serviço seja feito com qualidade”, explica Clarissa Campos de Sá, gerente do Centro de Inteligência em Operações.

Dessa forma, o Consórcio RV Joinville, constituído pelas empresas Vita Ambiental e Restor, será remunerado de acordo com o cumprimento de metas e resultados, entregando os serviços com mais agilidade e qualidade.

Esse é o segundo projeto da Companhia regido por esse modelo de contrato. O outro engloba o censo cadastral e a vistoria das ligações de água e segue em andamento.

“Os contratos de performance da Companhia têm como foco potencializar a redução de perdas de água, sejam perdas reais, que são os vazamentos na rede, ou perdas aparentes, ocasionadas por imprecisões em hidrômetros e ligações irregulares”, complementa Clarissa.

Comunidade será informada ao longo das obras

As primeiras intervenções do contrato de performance da Zona Sul iniciaram no mês de novembro e englobam instalação de equipamentos de medição de pressão, pesquisa e conserto de vazamentos não visíveis e instalação de nova rede de água na rua Petrópolis.

Imóveis, comércio ou instituições que, no decorrer das obras, tenham algum impacto relacionado à interdição total de vias ou interrupção no abastecimento, serão informados através de uma equipe de agentes de campo e também receberão um comunicado oficial da Companhia Águas de Joinville.

Além disso, o andamento das obras será comunicado ao longo dos 18 meses pela Companhia em seus canais oficiais de comunicação, como redes sociais e site.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo