terça-feira,

27/02/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Obras de macrodrenagem e pavimentação do Eixo Copacabana estão 80% concluídas

Obras de macrodrenagem e pavimentação do Eixo Copacabana estão 80% concluídas

A Prefeitura de Joinville, através da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), alcançou 80% de conclusão das obras de macrodrenagem e pavimentação do Eixo Copacabana.

O projeto abrange 3,6 quilômetros das vias Copacabana, Antônio Bernardo Tromm, Francisco Alves e Sorocaba, localizadas no bairro Floresta.

No que tange à drenagem, 90% das obras foram executadas, com a instalação de uma nova rede com maior capacidade de escoamento de águas pluviais. Essa melhoria visa mitigar os impactos das chuvas e minimizar possíveis ocorrências de enchentes.

Jorge Sá, secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville, destaca a importância das obras do Eixo Copacabana para a cidade: “É uma obra crucial, especialmente no aspecto de drenagem.

É um projeto especial que requer mais tempo devido às grandes galerias implantadas”.

 

De acordo com o Presidente da Associação de Moradores do bairro Floresta (AMAF), Fernando Silva, a obra é de extrema importância, pois contribuirá para aliviar o tráfego na região.

“A rua Copacabana conecta-se à marginal da BR-101 e aos bairros das Zonas Oeste e Sul da cidade. A associação tem acompanhado de perto o andamento da obra durante as reuniões mensais. Conseguimos, por meio desses encontros, a abertura da Avenida Antônio Ramos Alvim, uma questão de grande relevância ambiental.”

Segundo a Unidade de Pavimentação da Seinfra, a drenagem está concluída nas ruas Sorocaba, Francisco Alves, Bernardo Tromm e Copacabana. Na rua Antônio Ramos Alvin, a rede de drenagem ainda está em processo de execução.

O engenheiro civil da Seinfra, Juliano de Sant’ Anna, explica que a parte de drenagem precede a pavimentação e representa a fase mais complexa do projeto do Eixo Copacabana.

Ele ressalta o aprimoramento do sistema de drenagem com tubulações de maior capacidade de escoamento.

Após as obras de drenagem, as ruas receberam a primeira camada de asfalto, etapa já concluída. Posteriormente, após a conclusão da drenagem e pavimentação pela Seinfra, o Departamento de Trânsito de Joinville será responsável pela sinalização das ruas do Eixo Copacabana.

Até o momento, a Unidade de Sinalização do Detrans sinalizou a rua Sorocaba e o trecho da rua Francisco Alves, entre Sorocaba e Princesa Mafalda.

Além disso, foi realizada a pintura da faixa de pedestres em frente à Escola Estadual Básica Professor Rudolfo Meyer.

A Infrasul, empresa vencedora da licitação, é responsável pela execução das obras de macrodrenagem e pavimentação do Eixo Copacabana, em um investimento total de R$ 10,4 milhões pela Prefeitura de Joinville.

A Seinfra mantém uma comunicação regular com os moradores da região para atualizá-los sobre o progresso das obras e esclarecer dúvidas através de reuniões mensais.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo