Sabado, 24/07/2021
Joinville

Arquivo Histórico reabre com exposição da arquitetura de prédios históricos

julho 7, 2021
Arquivo Histórico reabre com exposição da arquitetura de prédios históricos
Compartilhar
Ouvir publicação

A partir das 8h desta quinta-feira (8), O Arquivo Histórico de Joinville retoma o atendimento presencial para o público. Para marcar a volta, o espaço estreia a exposição “Arquitetura Revisitada”. A proposta apresenta 11 painéis com as plantas de residências históricas do centro da cidade e ainda fotografias de como esses locais estão atualmente. A exposição é uma contrapartida de um projeto contemplado no edital Elisabeth Anderle de Estímulo a Cultura.

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

A proposta principal da iniciativa é digitalizar cerca de nove mil projetos arquitetônicos e seus respectivos documentos. “Temos a estimativa de colocar no formato digital mais de 36 mil pranchas, o que resulta num acervo de aproximadamente 150 mil imagens. É uma pesquisa que vai nos fornecer um escopo bastante robusto de informações sobre a construção da cidade num intervalo de mais de 60 anos. Trabalho minucioso, mas necessário”, explica a idealizadora do projeto, Giane Maria de Souza que também é historiadora e servidora pública municipal.

A intenção da Secretaria de Cultura de Turismo (Secult) é disponibilizar esse acervo construído a partir do projeto para toda a comunidade de forma on-line. “Nesse primeiro momento, com a digitalização desta documentação, o que fazemos é fornecer, para o requerente, esse material por e-mail, mas o objetivo é que tudo esteja para a consulta na internet no futuro”, conta o secretário Guilherme Gassenferth.

Com o incentivo foram adquiridos um scanner e dois computadores de alta performance. Além destes equipamentos, os materiais comprados via edital ficarão para o Arquivo Histórico de Joinville. Outras contrapartidas do projeto incluem ainda uma roda de conversa com comunidade, mais uma edição do “Pesquisa em Evidência”, um curso de formação para professores da rede pública e ainda kits educativos para os docentes utilizarem em sala de aula. Essas ações estão programadas para ocorrer no segundo semestre deste ano.

Fazem parte também deste projeto intitulado “Arquitetura Urbana de Joinville: conservação e difusão da série documental ‘Projetos Arquitetônicos’ do Fundo do Poder Executivo (1917 – 1971), custodiados pelo Arquivo Histórico de Joinville”, a arquiteta Dinorah Brüske, e os assistentes culturais do Arquivo, Leandro Brier Correia e Fernanda Oçoski Pirog.

Para evitar aglomerações, a visita ao Arquivo Histórico de Joinville precisa ser agendada pelo e-mail arquivohistorico@joinville.sc.gov.br ou pelo telefone (47) 3422-2154. O atendimento presencial é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI

Não é permitido replicar o conteúdo desse site.