Segunda, 27/06/2022
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Nutricionista do Sistema Hapvida compartilha dicas para evitar exageros na alimentação nos dias frios

junho 21, 2022
Nutricionista do Sistema Hapvida compartilha dicas para evitar exageros na alimentação nos dias frios
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O início do Inverno nesta terça-feira, 21 de junho, traz a intensificação dos dias frios e, em muitos casos, o aumento no apetite e no consumo de alimentos. A nutricionista do Sistema Hapvida, Fernanda Leister, avalia que é possível alterar o cardápio sem ganhar peso. “Com a chegada do frio, uma queixa comum no consultório é sobre não conseguir controlar a alimentação e o aumento de apetite. O paciente diz que tem vontade de comer alimentos mais calóricos, ricos em açúcar e gordura”, conta Fernanda.

Baixas temperaturas ainda podem levar, em parte dos casos, ao abandono da atividade física. O resultado, segundo a nutricionista, é que a pessoa ganha alguns quilos no período de Inverno. Com isso, ocorrem alterações nos índices de colesterol e glicemia. “Manter a alimentação balanceada e fazer exercícios traz um resultado excelente, pois é uma época em que o corpo gasta mais energia para se manter aquecido. Podemos usar isso a nosso favor”, afirma.

De acordo com Fernanda, há alternativas para o consumo de verduras cruas, frutas, queijos e iogurtes. “Nessa época, costumamos sugerir preparações mais quentinhas e confortáveis, e ao mesmo tempo balanceadas, que não prejudicam a saúde”, comenta Fernanda. Uma delas é o preparo de legumes assados usando a fritadeira elétrica. “É simples de preparar. Basta cortar os legumes, temperar a gosto com sal, pimenta de reino, alecrim ou açafrão. A pessoa inclui azeite para ficar crocante, quentinho”, sugere. Esse formato vale também para quem usa o forno. Dessa forma, é possível manter na dieta os legumes, que são uma importante fonte de fibras e vitaminas.

Verdura cozida e caldos

Outra dica da nutricionista é fazer verduras cozidas. A nutricionista cita uma couve cozida, com o acréscimo de alho, azeite ou cebola. A época combina, também, com caldos e sopas. “Devemos evitar bacon e calabresa, que são calóricos. Pode acrescentar frango, carne, legumes, uma abóbora cabotiá ou couve picada”, afirma Fernanda.

Outra recomendação da especialista é o consumo de mingau de aveia, de preparo bem simples. “É possível incrementar com um cacau em pó na massa e, depois de pronto, acrescentar banana, morango ou chocolate. Na linha do doce saudável entra ainda a panqueca, que também recebe frutas”, recomenda.

Os líquidos também ajudam a esquentar. “Dá para usar chás, ou fazer receita caseira de café cappuccino que leve leite desnatado em pó. Deve-se evitar o açúcar”, recomenda Fernanda. “O objetivo é chegar ao verão com um corpo saudável, com os quilinhos que deseja, e não com quilinhos a mais”, acrescenta.

Sobre o Sistema Hapvida

O Sistema Hapvida é a maior rede de saúde integrada do país em número de beneficiários, nos segmentos de saúde e odontologia. Em 2022, a combinação de negócios do Hapvida com a NotreDame Intermédica (NDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde.

Tanto o Hapvida quanto a NDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos por meio de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições.

A companhia possui mais de 68 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 28 mil dentistas. Com o objetivo de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços por meio de rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para mais informações, acesse: hapvida.com.br e ri.hapvida.com.br.

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