Quinta, 19/05/2022
Joinville - SC

Nutricionista aponta cuidados com consumo de chocolate na Páscoa

abril 11, 2022
Nutricionista aponta cuidados com consumo de chocolate na Páscoa
Compartilhar
Ouvir publicação

As festas de Páscoa são momentos em que famílias e amigos se reúnem para confraternizações, festas e, principalmente, trocar e comer chocolates. Apesar da alegria predominar, o período exige atenção com o consumo dos doces. Os cuidados se tornam ainda mais necessários para crianças, diabéticos e os que querem evitar ganhar peso. 

nutricionista Michele Casteller Piazza

Além de quantidade, é necessário se atentar com a qualidade dos produtos e evitar a influência de consumir “ovos e mais ovos”. O chocolate, produto mais comum da data, contém gordura saturada e açúcar que, em excesso, podem trazer efeitos nocivos à saúde, como aumentos dos níveis de colesterol, além do ganho de peso.

De acordo com a nutricionista Michele Casteller Piazza, o cacau contém polifenóis, que são compostos de antioxidantes e anti-inflamatórios, sendo assim, os chocolates com maior conteúdo da matéria-prima possuem mais benefícios à saúde. Apesar de uma sensação de serem mais amargos, são positivos pela menor quantidade de açúcar.

“É importante ir acostumando o paladar, começando com chocolates 50% e ir aumentando gradativamente essa porcentagem. Outra dica é aprender a saborear o chocolate, deixando derreter boca, percebendo melhor o sabor e a textura, e claro, acostumando com o novo ‘gosto menos doce’”, orienta a nutricionista. 

Crianças e o consumo de chocolate 

Entre o público infantil, um dos principais a consumir doces na Páscoa, é necessário evitar o “sistema de recompensa”, na qual se oferta chocolate caso elas comam algo saudável primeiro. 

Michele afirma que a tática, além de deixar uma marca negativa na construção dos hábitos alimentares, passa a impressão de que chocolate é algo ruim. “Deve existir diálogo sobre quantidades e incentivar, desde pequenos, a consumir chocolates de qualidade”, explica. 

Diabéticos na Páscoa: saúde em primeiro lugar 

A nutricionista ressalta que as pessoas diabéticas podem comer chocolate, porém, é necessário ser em pequenas porções. Neste grupo, é fundamental evitar as opções ricas em açúcar. De acordo com ela, o tipo mais recomendado é com teor de cacau acima de 70%. 

“Há ainda as opções diet, mas vale reforçar que a lista de ingredientes deve ser consultada, pois estes, normalmente, têm muita gordura e muitos adoçantes artificiais”, alerta. 

De olho na balança

O sabor deve ser aliado da consciência também para quem não quer ganhar peso durante a Páscoa. A nutricionista Michele diz que o consumo deve ser, de preferência, do chocolate mais amargo. Além de evitar, principalmente, o chocolate branco, que contém mais manteiga de cacau e se torna mais calórico. 

“Outra dica é fazer porções de chocolate e guardá-lo em pedacinhos, se necessário longe dos olhos, evitando cair na tentação e devorando uma ‘barra’ num momento só”, finaliza. 

 

Block