domingo,

26/05/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Novembro Azul alerta para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de próstata

O câncer de próstata, o segundo mais comum entre homens em todas as regiões do país, fica atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.

Estima-se que, no Brasil, ocorram cerca de 71.730 novos casos anualmente entre 2023 e 2025.

É a segunda maior causa de morte por câncer em homens, destacando sua relevância epidemiológica.

O Novembro Azul foi criado com o intuito de conscientizar sobre prevenção, diagnóstico preciso e rastreamento desse tipo de câncer.

Em Santa Catarina, são esperados aproximadamente 1.700 novos casos por ano durante o triênio 2023-2025.

Apenas em 2023, foram registradas 439 mortes (até setembro) pela doença, comparado a 538 em 2022.

O Ministério da Saúde aponta a idade como principal fator de risco, incidindo mais em homens a partir dos 60 anos, além do histórico familiar antes dos 60 anos e a obesidade para tipos avançados.

A exposição a agentes químicos no trabalho é responsável por cerca de 1% dos casos.

Aline Arceno, gerente de Análises Epidemiológicas e Doenças e Agravos Não Transmissíveis da DIVE/SC, recomenda a manutenção do peso corporal e hábitos saudáveis, como atividade física, alimentação balanceada, evitando álcool e tabaco, para prevenir o risco de doenças crônicas, incluindo o câncer de próstata.

O câncer prostático, inicialmente silencioso, muitas vezes não apresenta sintomas ou pode se confundir com o crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, aumento da frequência urinária).

Em estágios avançados, pode causar dor óssea, sintomas urinários ou, em casos graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) enfatiza a importância de os homens estarem atentos a qualquer alteração no corpo e buscarem assistência médica o quanto antes para um diagnóstico precoce.

Identificar o câncer em estágio inicial aumenta consideravelmente as chances de um tratamento bem-sucedido, conforme destaca a gerente.

 

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo