Quarta, 25/05/2022
Joinville - SC

No Dia Mundial da Água, veja dicas de como preservar esse recurso hídrico

março 22, 2022
No Dia Mundial da Água, veja dicas de como preservar esse recurso hídrico
Compartilhar
Ouvir publicação

Nesta terça-feira (22), é celebrado o Dia Mundial da Água, data instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU).  Em Joinville, acontece hoje a abertura do 1º Seminário de Inovação no Saneamento do Norte Catarinense, 100% on-line, gratuito e aberto a todos os interessados. Para se inscrever, basta acessar inovacaj.com.br. 

A Companhia Águas de Joinville também oferece à comunidade uma oficina gratuita sobre água, que será realizada no bairro Bucarein, às 15h, no Restaurante Popular. Essa é mais uma ação aberta à população, na qual os participantes recebem informações e orientações sobre a forma correta de padronizar a ligação nova de água do seu imóvel e também como identificar vazamentos internos.

“A preservação da água passa pelo envolvimento das pessoas, para que elas enxerguem a água como bem finito. Se bem cuidada hoje, haverá água de qualidade no futuro dos nossos filhos”, diz Claudia Rocha, gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Águas de Joinville.

Cada cidadão pode fazer sua parte no dia a dia para preservar esse recurso natural. Segundo a ONU, cada pessoa necessita, em média, de 110 litros de água por dia, mas o brasileiro consome cerca de 200 litros diariamente.

Além de manter hábitos como tomar banhos curtos e evitar uso de mangueira para limpar a calçada e lavar o carro, confira as seguintes dicas:

– Fique atento aos vazamentos. Se você identificar algum na rua, ligue para a Central de Atendimento 115. Preste atenção também nos vazamentos dentro do seu imóvel e conserte imediatamente. Torneiras pingando podem desperdiçar até 46 litros de água por dia.

– Nunca descongele a carne ou outros alimentos na água corrente, nem mesmo de molho na água. Retire o alimento do congelador com antecedência e coloque-o na geladeira para descongelar naturalmente. Além de ser um processo seguro para evitar contaminação por micro-organismos, descongelar no refrigerador ajuda a preservar água e preserva a textura e o sabor.

– Não jogue cinzas e muito menos óleo ou lixo no vaso sanitário. Além do risco de entupimento da tubulação, cada acionamento da válvula de descarga com caixa acoplada consome cerca de 6 litros de água.

– Prefira regar as plantas à noite, pois esse hábito reduz as perdas de água por evaporação. Em vez de mangueira, use regador, e direcione a água sempre para a terra.

– Ao escovar os dentes, feche a torneira e reabra apenas na hora do enxágue. Uma torneira aberta por 5 minutos gasta aproximadamente 12 litros de água.

– Ao lavar a louça, retire os resíduos, ensaboe os utensílios e depois ligue a torneira para enxaguar. Ao deixar a torneira da cozinha ligada por cinco minutos o consumo médio é de 55 litros de água.

– Para lavar a roupa, a dica é juntar o máximo de peças. Na máquina de lavar com capacidade de 5 quilos, o consumo é de 135 litros de água. Já no tanque, a torneira aberta por 15 minutos representa um consumo médio de quase 280 litros.

Block