domingo,

23/06/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Natal de Joinville movimenta a economia do município

 

Em sua terceira edição, o Natal de Joinville consolida-se como um grande evento para os joinvilenses, turistas e para a economia do município.

Cerca de 300 empregos diretos e indiretos são gerados todos os anos com o Natal de Joinville, que é realizado pela Prefeitura de Joinville e pelo Instituto Natal Joinville.

No ano passado, a estimativa da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) é de que aproximadamente 350 mil pessoas visitaram as atrações nas praças e participaram de eventos que fizeram parte da programação de Natal.

Segundo o secretário da Secult, Guilherme Gassenferth, esse grande público ajuda a movimentar a economia da cidade.

“O Natal de Joinville gera um impacto econômico em três áreas. Para o comércio do Centro da cidade, as lojas têm mais público e portanto vendem mais. Também para ambulantes, vendedores, food trucks que trabalham no Natal de Joinville que gera postos de emprego. No ano passado foram 310 postos de trabalho gerados pelo Natal de Joinville. E também para o turismo, têm pessoas que vêm da região toda e que estão gerando dinheiro com refeição, hospedagem”, diz Guilherme.

Este ano, a abertura do Natal de Joinville atraiu mais de 38 mil pessoas, em frente à Prefeitura.

“Cada vez que a gente vem aqui, nos surpreendemos, está sempre lindo. A decoração da cidade é surpreendente e encantadora”, diz Ana Paula Pinheiro Cortez, que estava visitando uma das atrações do Natal de Joinville, a Fábrica de Sonhos, na Praça da Bandeira.

Luana Okuda também elogia a decoração e iluminação do Natal de Joinville. “Muitas luzes, a iluminação, as casinhas, está tudo perfeito”, afirma Luana.

O Natal de Joinville também é uma importante vitrine para os artesãos e produtores locais comercializarem seus produtos.

Na Praça da Biblioteca, está montado o Mercado de Natal e, no piso térreo do Centreventos Cau Hansen, a Feira Natal Feito à Mão começa a comercializar os produtos no dia 4 de dezembro.

“A ideia é que as pessoas já coloquem na sua programação vir para Joinville com suas famílias no Natal, visitar a cidade para curtir a programação e a decoração”, fala Guilherme. A programação pode ser conferida no site joinville.sc.gov.br/natal.

Natal colaborativo e com foco no futuro

Em 2021, o Natal de Joinville foi idealizado, planejado e realizado por dezenas de pessoas em uma parceria inédita entre secretarias da Prefeitura, entidades e empresas privadas.

Desde 2022, o Instituto de Natal é o responsável por buscar os patrocínios para que as praças da cidade de transformem em verdadeiros cenários encantadores e que enchem os olhos dos visitantes.

O objetivo da criação do Instituto é garantir que existe um grupo de pessoas preparado e dedicado em manter a realização do evento.

No mesmo formato, por exemplo, ocorre anualmente o Festival de Dança de Joinville e a Festa das Flores.

Com relação ao Natal, a Prefeitura de Joinville é a responsável, por exemplo, pela iluminação dos espaços públicos, pista de patinação no gelo e divulgação das atrações.

Com o apoio dos patrocinadores, são realizadas a decoração interativa nas praças, o carrossel, as brincadeiras e a presença do Papai Noel, que atende as crianças em uma casa climatizada e decorada.

Para dar visibilidade ao apoio das empresas e instituições que patrocinam o Natal de Joinville, elas podem colocar totens instagramáveis nas praças e que fazem sucesso com o público que quer deixar a lembrança registrado também nas redes sociais.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo