Quinta, 11/08/2022
Joinville - SC

Músico joinvilense é o novo membro do Grammy americano

julho 13, 2022
Músico joinvilense é o novo membro do Grammy americano
Compartilhar
Ouvir publicação

O Grammy, todos sabem, é a mais popular e prestigiada premiação da indústria fonográfica mundial, sonho de consumo de artistas de todos os gêneros e níveis de sucesso. Pois um joinvilense agora faz parte da Academia Nacional de Artes e Ciências da Gravação dos Estados Unidos, que promove o Grammy. Ele é Roberto Trevizan, cantor e compositor de country music que, em meio à divulgação de “Real Tips”, seu segundo disco, recebeu o convite para integrar a renomada entidade.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

Antes que alguém pergunte, não se trata do Grammy Latino – que tradicionalmente reúne artistas latino-americanos -, mas o prêmio principal. A carta recebida por Trevizan diz que o convite é um reflexo da criatividade, liderança e contribuições para as artes de gravação. “Além disso, é uma oportunidade de servir sua comunidade, celebrar seu ofício e construir um futuro mais forte para todos os criadores de música”, completa.

Roberto Trevizan fará parte do Recording Academy Americana, do Capítulo de Nashville (Nashville Chapter Board), justamente o berço da country music. Como “voting member”, ele ajudará a determinar não só os nomeados aos Grammys mas também os ganhadores de cada ano.

“Isso representa o reconhecimento de uma sociedade de música à um artista independente, brasileiro de Joinville, que faz música country americana em outro país. Isso abre portas e inspira outros artistas que buscam também ser ouvidos e reconhecidos, mesmo que não sejam famosos. Além disso, o Brasil passa a ter um representante na academia de música dos Estados Unidos”, comemora Trevizan, que começou a se apresentar em bares locais em 2009.

Já na próxima edição do Grammy, o músico joinvilense poderá votar para definir os nomeados a Melhor Álbum de Rock, Melhor Canção de Rock, Melhor Performance Solo de Country, Melhor Canção de Country, Melhor Álbum Country, Melhor Performance Pop Solo e outras tantas, num total de 91 categorias.

“Penso que é uma honra, pois abre espaço para todo artista amador no mundo que produz música em inglês. É uma oportunidade imensa de poder levar à Academia sugestões de pautas, artistas que muitas vezes não têm espaço e, principalmente, uma oportunidade de conhecer sobre todos os demais estilos”, vibra Trevizan, agora parte de uma lista restrita do maior prêmio da música mundial.

“Real Tips”

Há 13 anos Roberto Trevizan é uma espécie de embaixador de um gênero ainda pouco conhecido entre o público joinvilense e catarinense, a country music. Com o disco “Real Tips”, lançado em junho no formato digital, e a nomeação para ser membro da academia do Grammy, ele espera mudar esta percepção.

O disco vem na sequência de “Corn and Pride”, EP de quatro faixas gravado em Nashville – a Meca da música country americana – lançado em 2017. “Real Tips” – “gorjetas verdadeiras” em português – é um título que alude a algo de grande valor. “Com todas as situações que passamos recentemente, percebi que estar longe de tocar nos bares não fazia bem para minha alma. É por isso que a ideia de ‘Real Tips’ surgiu em 2021, porque tive o apoio da família, amigos e fãs para nunca desistir da música”, revela Trevizan.

O disco foi gravado em Londrina (PR) e em estúdios nos Estados Unidos e na Irlanda. Uma produção que levou um ano e meio para ficar pronta por causa do esmero com que foi comandada por Paulo Perin, produtor e multi-instrumentista que já trabalhou com Chitãozinho e Xororó, Fernando e Sorocaba, Luan Santana e outros nomes famosos. No total, 15 músicos participaram do disco, com destaque para o americano Glen Duncan, que gravou os violinos (ou fiddle), reprisando o convite feito para “Corn and Pride”. Duncan tem no currículo parcerias com astros da country music como Waylon Jennings, Loretta Lynn, George Strait e Randy Travis.

Com grande conhecimento do gênero, Perin deu a “Real Tips” uma cara 100% country, deixando as nove faixas compostas por Trevizan (quatro delas em parceria) com uma sonoridade fiel a suas influências. Instrumentos típicos como pedal steel, banjo, dobro e a guitarra country levam o ouvinte a uma viagem pelo interior americano, mas quem a conduz é um artista com coração de viajante cujas emoções são universais. Seja Texas, Toscana ou Joinville, as paixões, os encontros e a saudade batem da mesma forma.

“Real Tips” está a um clique de distância, nas plataformas de streaming. Ouça com uma cerveja do lado, e dê a Roberto Trevizan a melhor gorjeta que ele pode esperar: a atenção a sua música.

Block