Quarta, 28/07/2021
Joinville

Monsenhor Bertino Weber é agraciado com a Medalha Dona Francisca

julho 7, 2021
Monsenhor Bertino Weber é agraciado com a Medalha Dona Francisca
Compartilhar
Ouvir publicação

Monsenhor Bertino Weber faz parte do seleto grupo de 22 pessoas que receberam a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, em reconhecimento à forma notável que contribuíram para o engrandecimento do município de Joinville.

 

A cerimônia de homenagem foi realizada na noite desta quarta-feira (7), sem a presença de público devido à pandemia, mas teve transmissão ao vivo pelo YouTube da Prefeitura de Joinville.

O prefeito Adriano Silva falou sobre a responsabilidade em conceder esta que é a mais alta honraria do município de Joinville. A escolha foi feita por um conselho formado pelo chefe do Poder Executivo, a vice-prefeita Rejane Gambin e secretários municipais.

“Uma medalha como essa tem um grande significado para todos nós. Não é apenas uma medalha que sem coloca no peito, mas é um exemplo de pessoa que nós desejamos que outras pessoas venham a seguir. É um exemplo daquilo que nós almejamos para a nossa cidade. A responsabilidade de escolher um nome que represente tudo isso é muito grande, e só com a ajuda de Deus para que tenhamos a sabedoria para não trazer nomes errados, mas sim nomes que venham a ser referenciados de forma muito fácil, como é o homenageado desta noite, o padre Bertino”, enfatizou o prefeito.

Monsenhor Bertino Weber trabalha na Catedral São Francisco Xavier. Recém ordenado, Bertino chegou em Joinville em 1965, vindo da Suíça. Em 2001, o padre recebeu o título de monsenhor, numa cerimônia surpresa. Nestes 57 anos de vida sacerdotal, batizou quase 30 mil crianças e realizou mais de 5 mil casamentos. A dedicação e a generosidade com que acolhe os fiéis é a forma com que é constantemente reconhecido pela população.

“Eu sou um padre feliz. Obrigado!” Foi assim que o próprio Monsenhor Bertino encerrou sua fala, após enaltecer a importância de uma base sólida familiar. “A nossa gratidão ao Deus da vida, aos meus pais e irmãos. A primeira medalha que eu recebi foi o batismo, quando fui marcado pelo amor de Deus. Vi muitas vezes a mãe com o rosário na mão e após o jantar nos reuníamos para rezar. Vivemos em uma sociedade complexa, mudam os tempos, mas a verdade não muda, e a verdade é Deus”, reforçou o homenageado.

 

Quem também expôs a maneira carinhosa e dedicada do monsenhor, foi o bispo da Diocese de Joinville, dom Francisco Carlos Bach. “Eu diria duas coisas. A primeira é que ele é um homem que tem o DNA joinvilense. É um homem que trabalha muito, incansável, dedicado, caridoso é alguém que está sempre disponível para todos aqueles que chegam até ele. O segundo aspecto é que ele é também um sacerdote que tem o DNA do coração de Jesus. Eu o admiro muito! É um homem de oração e está sempre buscando, a todo momento, ir ao encontro daqueles que precisam dele”.

Monsenhor Bertino recebeu também diversas homenagens em Joinville e no Estado de Santa Catarina, podendo destacar o título de Cidadão Honorário de Joinville, concedido pela Câmara de Vereadores da cidade, a Medalha Anita Garibaldi, além de ter sido eleito Personalidade do Século pelo Sindicato dos Radialistas do Norte Catarinense.

O presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Maurício Peixer relembrou o quanto o sacerdote é querido em toda a cidade. “Eu falo em nome dos 19 vereadores. Reconhecemos a sua luta e o seu trabalho. É uma pessoa que todos admiramos. Nós o acolhemos como joinvilense, monsenhor Bertino”, afirmou.

A Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca é a mais alta honraria concedida pelo município de Joinville e foi instituída através da Lei Municipal nº 4.060 de 1999, pelo então prefeito Luiz Henrique da Silveira. A entrega para Monsenhor Bertino estava prevista para acontecer em março, durante o mês de aniversário da cidade, entretanto, devido à situação epidemiológica da pandemia, a cerimônia foi adiada visando a segurança de todos.

Participe das PROMOÇÕES do AJ no You Tube – Clique aqui e se inscreva

Não é permitido replicar o conteúdo desse site.