Sexta, 30/07/2021
Joinville

Meteoro interestelar é registrado por câmera de observatório astronômico no Estado

junho 4, 2021
Meteoro interestelar é registrado por câmera de observatório astronômico no Estado
Compartilhar
Ouvir publicação

Um meteoro interestelar, ou seja, vindo de fora do sistema solar, segundo as análises da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), foi registrado por câmera do observatório astronômico de Tangará, no Oeste catarinense. O fenômeno ocorreu na noite de 30 de maio e as imagens foram divulgadas na terça (1º) após análises feitas pela entidade.

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

Segundo a Bramon, o meteoro ocorreu por volta das 23h02 e percorreu 243,6 km em 3,8 segundos. O astrofísico Gilmar Marcos de Oliveira, que coordena o observatório astronômico de Tangará, afirma que o fenômeno não era esperado.

O especialista explica que meteoros como este atingem a atmosfera da Terra de raspão e percorrem imensas distâncias nas camadas mais altas da atmosfera, levam o nome de earthgrzer . 

Participe das PROMOÇÕES do AJ no You Tube – Clique aqui e se inscreva

registro do fenômeno também foi feito no Rio Grande do Sul. “Foi a primeira vez que foi registrado um meteoro Earthgrazer, de origem interestelar, aqui na região sul”, explica o proprietário do observatório, Carlos Fernando Jung, diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon). g1


Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI

Block