Segunda, 04/07/2022
Joinville - SC

Medicamentos terão reajuste de 10,8% a partir desta sexta-feira

abril 1, 2022
Medicamentos terão reajuste de 10,8% a partir desta sexta-feira
Compartilhar
Ouvir publicação

Os preços dos medicamentos terão um reajuste de 10,89% no país, a partir de 31 de março. O índice foi autorizado pelo governo federal para a recomposição anual de preços dos remédios. Segundo o Sindicato dos Produtos da Indústria Farmacêutica (Sindusfarma), o aumento dos preços deve atingir cerca de 13 mil medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro. Na edição desta quarta-feira (30), confira também as últimas informações sobre a Ômicron silenciosa, os dados atualizados da covid-19 e vacinação no país, com a jornalista Samara Sadeck.

No ano passado, as medicações sofreram elevação abaixo da inflação: 6,17%, ante os 10,06% acumulados pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). Em 2020, ano de início da pandemia de covid-19, a inflação nos produtos chegou a ser negativa (-2,28%). Em 2022, o IPCA em 10,89% deverá servir de referência à projeção mínima de reajuste.

De acordo com o presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini, “os medicamentos têm um dos mais previsíveis e estáveis comportamentos de preço da economia brasileira”. Foram apontados pelo Sindicato outros fatores para a manutenção de preços, como os impostos embutidos no preço dos medicamentos. A carga tributária equivale a até 32% do valor final pago pelo consumidor.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block