domingo,

26/05/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Maternidade Darcy Vargas encerra semana de atividades em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade

A Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, encerrou nesta sexta-feira, 17, a Semana da Prematuridade com uma série de atividades envolvendo profissionais de saúde, mães de recém-nascidos e a comunidade em geral.

Essas ações foram planejadas em comemoração ao Dia Mundial da Prematuridade.

Nos dias 13 e 14, ocorreu um curso de sensibilização sobre o Método Canguru, reunindo 31 participantes, incluindo profissionais de outros hospitais de Joinville.

O evento aconteceu na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera.

O Método Canguru promove o contato direto entre a mãe, o pai e o recém-nascido prematuro, internado na Unidade Neonatal, focando em cuidados humanizados.

Seus benefícios incluem fortalecer o vínculo entre mãe e filho, reduzir o tempo de separação, incentivar o aleitamento materno, aprimorar o desenvolvimento neurocomportamental e psicoafetivo do bebê de baixo peso, estimular adequadamente os sentidos, diminuir o estresse e a dor, fortalecer a relação da família com a equipe médica e aumentar a competência e confiança dos pais no cuidado com seu filho.

Além disso, a MDV organizou uma caminhada de conscientização sobre a prematuridade na última quarta-feira, 15, com a participação de cerca de 60 profissionais e membros da comunidade.

O percurso iniciou na frente da maternidade e terminou no 62º Batalhão de Infantaria do Exército.

No dia seguinte, quinta-feira, 16, profissionais de saúde que trabalham nas áreas de Sala de Parto e UTI Neonatal participaram de aulas sobre Reanimação Neonatal.

E, para encerrar a semana, na manhã desta sexta-feira, 17, foi oferecido um café para as mães dos bebês internados na UTI Neonatal, bem como para aquelas cujos filhos já receberam alta da unidade.

A Maternidade Darcy Vargas faz parte da rede de unidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é referência estadual no atendimento especializado à tríade mãe-filho-família, em casos de gestação de alto risco e cuidados neonatais de alto risco.

A maternidade presta atendimento aos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, Joinville, São João do Itapevi e São Francisco do Sul.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo