Últimas notícias
Home » Joinville » Mapas táteis proporcionam mais inclusão em unidades culturais

Mapas táteis proporcionam mais inclusão em unidades culturais

Com ajuda de mapas táteis, pessoas com baixa visão ou totalmente cegas terão maior facilidade de locomoção em espaços culturais e interação com obras de arte e outros objetos. Esta é a proposta do uso de mapas táteis que são elaborados por monitores capacitados pela Secretaria de Cultura e Turismo do Município de Joinville.

Os desenhos em relevo de circuitos internos, assim como de fachadas de prédios históricos, são reproduzidos em cartolina especial pelos monitores e usados pelas pessoas com deficiência visual.

O método é aplicado em Joinville por educadora de museus da Secretaria. Em Santa Catarina, a referência do trabalho é o Núcleo Labtate da Universidade Federal de Santa Catarina.

Nesta semana, novos monitores de unidades culturais aprenderam a reproduzir duas imagens em relevo: o esboço externo da Estação da Memória e o espaço interno com salas, corredores e oficinas.

Os mapas são reproduzidos a partir de uma matriz com o uso de perfuradores produzidos pelos próprios monitores com agulhas e massa tipo epóxi.

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville