Quarta, 25/05/2022
Joinville - SC

Maio Amarelo terá ações para conscientização dos motoristas, pedestres e estudantes em Joinville

abril 29, 2022
Maio Amarelo terá ações para conscientização dos motoristas, pedestres e estudantes em Joinville
Compartilhar
Ouvir publicação

A abertura do Maio Amarelo, na próxima segunda-feira (2/5), na sede da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), terá música e ritmo. A partir das 8h, além do hasteamento da bandeira e da apresentação da banda do 62º BI, a Escola Pública de Trânsito do Detrans (Eptran) preparou uma canção especialmente para o Maio Amarelo. A música “Cantar com a Eptran” será apresentada, com direito à coreografia encenada por servidores do Detrans, professores da Secretaria de Esportes (Sesporte) e dançarinos do bairro Petrópolis.

 

 

Melissa Puertas Sampaio, gerente da Eptran, espera que alunos das escolas de Joinville criem suas próprias coreografias para a música e compartilhem nas redes socais. “É uma ação educativa, que dá dicas de segurança”, explica. O autor de “Cantar com a Eptran” é o servidor do Detrans Jucélio Manoel Narciza, veterano da cena musical joinvilense.

A programação da Eptran, voltada ao movimento internacional de conscientização sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito, inicia no domingo (1º/5), na Festa do Trabalhador. Das 8h às 17h, a equipe da Eptran realizará ações educativas com as crianças, no evento que ocorre na Expoville.

O Maio Amarelo de Joinville tem ações voltadas para todos os modais. Para os ciclistas, estão previstas blitze educativas no dia 2/5, às 17h, no Parque da Cidade; 7/5, no Boa Vista; e 23/5, no Vila Nova. Nessas blitze, serão distribuídos para os ciclistas kits sinalizadores e etiquetas retrorrefletivas, com objetivo de proporcionar maior segurança e visibilidade, principalmente no período noturno. Também serão entregues folders educativos sobre equipamentos obrigatórios de segurança.

A equipe da Eptran participará das próximas edições do programa Movimenta Joinville Bike, da Secretaria de Esportes (Sesporte). Os ciclistas que participarem dos passeios dos dias 4/5 (Vila Nova), 11/5 (Boa Vista), 18/5 (Pirabeiraba) e 25/5 (Floresta) receberão etiquetas retrorrefletivas para suas bicicletas.

 

Outra ação que vai chamar a atenção da população é a iluminação do Mirante, que a partir da noite desta sexta-feira (29/4), já estará na cor amarela. Esta cor foi escolhida por representar a advertência no trânsito. Placas nessa cor servem para alertar o motorista.

Ações nas escolas

Dos dias 16 a 31/5, ocorrem ações do programa Criança Atenta em escolas da Rede Municipal de Ensino de Joinville. Será distribuído material educativo para os estudantes.

Também será realizado, em duas unidades da Rede Municipal de Ensino, o programa “Eptran na Escola”. No dia 19/5, na Escola Baltasar Buschle, e no dia 26/5, na Escola Prefeito Nilson Wilson Bender. Das 7h às 18h, serão realizadas oficinas de pintura, música, dança e jogos voltados à educação de trânsito, com participação especial da Guarda Municipal, agentes de trânsito e Corpo de Bombeiros.

Motocicletas

Para os motociclistas, serão realizadas blitze educativas. Elas ocorrem nos dias 20/5 e 31/5, nos bairros Floresta e Anita Garibaldi. Serão aplicados adesivos retrorrefletivos nos capacetes dos motociclistas e distribuído folders com dicas de segurança.

Melissa Puertas Sampaio explica que um dos objetivos do Maio Amarelo é a mudança de comportamento. “Hoje, 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana. Para melhorar isso, é preciso mudar o comportamento dos motoristas, ciclistas e pedestres. A empatia e a compaixão precisam existir”, afirma a gerente.

Block