Quarta, 29/06/2022
Joinville - SC

VÍDEO : Cobras, macacos, aves, e tartarugas são apreendidos no bairro Fátima

junho 3, 2022
VÍDEO : Cobras, macacos, aves, e tartarugas são apreendidos no bairro Fátima
Compartilhar
Ouvir publicação
Nesta sexta-feira, 03, a Polícia Militar Ambiental (PMA) em continuidade as atividades da Semana do Meio Ambiente, realizou operação de combate a rede de tráfico de animais na cidade de Joinville. A operação da polícia, que ocorreu no bairro Fátima, foi realizada após  denúncias.

Clique aqui e assista o vídeo

Em uma residência, utilizada para gerenciar o crime, foi resgatados e devidamente destinados os seguintes animais silvestres:

13 primatas;
2 lagartos;
3 serpentes;
6 esquilos;
11 cágados;
2 hamster;
5 Iguanas;
13 passeriformes.

Os animais silvestres apreendidos foram encaminhados ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), órgão público que irá realizar a regular triagem das aves por profissionais habilitados e proceder com a lavratura das multas cabíveis ao caso. Em razão de se tratar de crime de menor potencial ofensivo, colheu-se o termo de compromisso do conduzido e encaminhou-se o procedimento investigativo ao Juizado Especial Criminal da Comarca de Joinville, conforme norma do art. 69, parágrafo único, da Lei n. 9.099/1995.

Os responsáveis responderão administrativa e criminalmente pelas ações criminosas.  O crime de tráfico de animais movimenta até US$20 bilhões por ano, tendo a participação do Brasil em 5 a 15% deste total e, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), é a terceira atividade clandestina que mais gera dinheiro, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e armas.

13 macacos apreendidos – Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação ND
Foto : Polícia Militar Ambiental / Divulgação
Cinco iguanas apreendidas – Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação ND
Foto : Polícia Militar Ambiental / Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block