Últimas notícias
Home » Joinville » Laboratório Municipal de Análises Clínicas comemora 25 anos
    

Laboratório Municipal de Análises Clínicas comemora 25 anos

Nesta segunda-feira, 8, o Laboratório Municipal de Análises Clínica completará 25 anos. Para comemorar, das 8 às 12 horas, em parceria com a PUC Joinville (Universidade Católica de Santa Catarina), será oferecida aferição de pressão e teste de glicemia para os interessados.



Estagiários dos cursos de Nutrição e de Biomedicina prestarão orientação nutricional. Internamente, às 12 horas, um bolo será compartilhado com a equipe do Laboratório, quando também será apresentado um vídeo sobre os serviços realizados.

O Laboratório Municipal de Análises Clínicas é uma instituição pública da Prefeitura de Joinville, em funcionamento desde 1993, prestanto atendimento à população por meio do SUS. Fica na rua Itajaí, 268, Centro. O telefone é (47) 3489-7050. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18 horas.

Serviços realizados com excelência

A excelência na prestação do serviço na área das análises clínicas é um pré-requisito do Laboratório, que participa do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com avaliação de excelente, desde 1995.

Em média, o Laboratório realiza 100 mil exames mensalmente. A equipe é formada por profissionais técnicos de nível médio e superior, somando, no momento, 59 funcionários

A coleta de exames é descentralizada. Além da unidade central, há outros pontos de coleta nas Unidades Básicas de Saúde do Comasa, Bucarein, Edla Jordan, Jardim Paraíso I e II, Fátima, Floresta, Vila Nova, e nas Unidades Básicas de Saúde da Família do Aventureiro e Jarivatuba, e ainda na Unidade Sanitária.

Além de atender as demandas de Joinville, realiza exames de triagem de HIV para os municípios integrantes da AMUNESC: São Bento do Sul, Mafra, Canoinhas, Rio Negrinho, São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul.

O Laboratório Municipal também presta serviços relacionados a Programas do Ministério da Saúde, realizando exames para a Rede Cegonha (Rotina do Pré-natal Joinville; para o Programa Nacional de Controle da Tuberculose; Baciloscopia para o Programa Nacional de Controle da Hanseníase; e exames para acompanhamento terapêutico do Programa de IST/HIV/AIDS/HV.

A unidade tem como diferenciais a coleta de sangue a vácuo, conferindo maior segurança no processo, tanto de coleta como na preservação da amostra; atua com materiais e equipamentos qualificados; as amostras são identificadas com código de barras, diminuindo a ocorrência de erros; e os processos de identificação são automatizados com os equipamentos integrados em rede.

A estrutura conta com os seguintes setores técnicos: Bioquímica (Química Seca, que não gera resíduos); Hematologia (Citometria de Fluxo); Imunologia (sorologia e hormônios – Quimioluminescência); Urinálise (Semi-automatizada); Hanseníase e Tuberculose (Baciloscopia, Cultura e Biologia Molecular); CD4/CD8 (Citometria de Fluxo) e Carga Viral (PCR em tempo real).




Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville