Últimas notícias
Home » Joinville » Justiça Federal pretende lançar a licitação para demolição do antigo fórum em Outubro
    

Justiça Federal pretende lançar a licitação para demolição do antigo fórum em Outubro

Desocupado desde 1996 e com 1,3 mil metros quadrados, as ruínas do edifício localizado na esquinas das ruas Dona Francisca e Princesa Izabel, podem vir a ser demolidas para permitir a construção da nova sede da Justiça Federal. O edital de lançamento para a demolição do prédio está previsto para outubro.



O abandono, a depreciação e a presença constante de usuários de drogas evidenciam o descaso com a população. Na região central da cidade, o prédio do antigo Fórum de Joinville é um exemplo da omissão do poder público com o patrimônio.

O imóvel está cercado por tapumes, mas isso não é problema para os vândalos. A estrutura está totalmente comprometida, as portas foram arrancadas e o que sobrou está coberto pelo limo e a sujeira.

Problema de segurança, de saúde e também desperdício de dinheiro público. Este e outros imóveis abandonados são monitorados pela Polícia Militar por servirem de abrigo para usuários de drogas e moradores de ruas. A água parada também preocupa os vizinhos por se tornar um criadouro do mosquito do Aedes aegypti. Quando é de propriedade do poder público a despesa para o contribuinte aumenta.

O imóvel foi avaliado pela última vez em 2012 em aproximadamente R$ 4,3 milhões e não existe outra alternativa além da demolição. O antigo fórum está desativado desde 2008 e foi repassado pelo município para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) por meio de uma permuta.

Em 2009, uma reunião do TRF4, em Porto Alegre ficou acordado que o prédio seria demolido em Março de 2018. Na época, a juíza federal Cláudia Dadico, diretora do foro da Seção Judiciária de SC, também participou do encontro.

Em 2014, a SPU (Secretaria do Patrimônio da União) oficializou a avaliação feita pela Caixa Econômica Federal sobre o prédio e o último obstáculo burocrático para a demolição teria sido vencido. A proposta é de construir um prédio com 18 andares no local.

 

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

*

error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville