Terça, 17/05/2022
Joinville - SC

Juarez Machado cria exposição de desenhos produzidos na década de 70

maio 13, 2022
Juarez Machado cria exposição de desenhos produzidos na década de 70
Compartilhar
Ouvir publicação

Duas centenas de desenhos produzidos na década de 70 pelo artista plástico Juarez Machado e sessões de autógrafos com 20 escritores joinvilenses integram a exposição “Nonsense”. A arte em dose dupla poderá ser conferida a partir de maio no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville. Será a 1ª Coletiva de Autógrafos da Academia Joinvilense de Letras (AJL) e da Associação das Letras (AL).

 

A exposição será inaugurada em 21 de maio (sábado). Neste dia, das 10h às 18h, os escritores farão sessões de autógrafos de variadas obras. Romances, poesias, crônicas e livros infanto-juvenis também serão vendidos no local. Os 200 desenhos que Juarez Machado criou nos anos 70 poderão ser vistos até o final de junho.

DESCONTRAÇÃO E APROXIMAÇÃO

“A arte do desenho e a arte da escrita se fundem na manifestação da consciência ou inconsciência humana. O clima desta união promete levar momentos de descontração ao público, aproximando-o das obras de Juarez e dos escritores”, resume Simone Nascimento, presidente da AL.

Para a jornalista e escritora Maria Cristina Dias, que preside a Academia Joinvilense de Letras, “a coletiva de autógrafos é uma oportunidade ímpar para as pessoas conferirem o que está sendo produzido em diversos gêneros da escrita local e também conhecerem os autores, além de verem a exposição de desenhos no Instituto Internacional Juarez Machado, um espaço privilegiado de cultura”.

O presidente do instituto, artista plástico Edson Machado, afirma que a parceria entre as artes visuais e a literatura visa ao conhecimento e à inovação. A iniciativa, segundo ele, marca o início do novo projeto do Instituto Interacional Juarez Machado, intitulado “Ler para Conhecer”.

TIRADAS DE HUMOR

A mostra, que tem curadoria de Edson Machado, apresentará criações de Juarez que revelam situações do Brasil, como o descobrimento e a política. Com tiradas de humor, as obras foram produzidas para jornais e também para o quadro humorístico que o artista tinha no programa “Fantástico”.

“As obras de Juarez da década de 70 foram marcadas por um período em que havia a valorização da ideia sobre o objeto artístico, e ele foi mestre em seus desenhos. A escrita dos anos 70, contemporânea, advinda do pós-guerra, também estava embutida do libertar-se, do aprender a viver. Neste sentido, os escritores da Academia Joinvilense de Letras (AJL) e da Associação das Letras (AL) apresentam suas obras imbuídas de romances, histórias, biografias, de sentimentos como o amor, o ciúme, a traição. E em suas crônicas e contos mostram a agitação social, a política e também o humor”, detalha Simone.

Ela enfatiza que na exposição e na coletiva de autógrafos cada momento, cada desenho, cada bate-papo poderá acontecer, ou melhor, ser sentido de duas formas: de dentro e de fora de si. “A sua visão e o seu contato pessoal com as obras, com o artista e com os escritores é que farão você definir as histórias deste ponto em diante.”

Escritores confirmados para a coletiva de autógrafos:

1) Alessandro J. Machado

2) Ana Janete Pedri

3) Andrea Santos Borges

4) Asta dos Reis

5) Bernadete Schatz Costa

6) David Gonçalves

7) Donald Malschitzky

8) Dorval Schmitt

9) Elizabeth Fontes

10) Else Sant’Anna Brum

11) Hilton Görresen

12) Inês Pozzagnolo

13) Jura Arruda

14) Marcelo Lufiego

15) Maria Cristina Dias

16) Mário Cezar da Silveira

17) Sandra Regina Lodetti

18) Simone Nascimento

19) Silvana Beck Stival

20) Suelly Ravache

SERVIÇO:

O quê – Abertura da exposição “Nonsense” e 1ª Coletiva de Autógrafos da Academia Joinvilense de Letras (AJL) e da Associação das Letras (AL).

Onde – Instituto Internacional Juarez Machado, rua Lages, 994, bairro América.

Quando – 21 de maio (sábado), das 10h às 18h.

Quanto – Acesso à exposição: gratuito. Livros: preços diversos.

Contatos para entrevistas:

Simone Nascimento, presidente da Associação das Letras: 47/999260783.

Maria Cristina Dias, presidente da Academia Joinvilense de Letras: 47/984012521.

Edson Machado, presidente do Instituto Internacional Juarez Machado: 47/991641717.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block