Sexta, 19/08/2022
Joinville - SC

Jovens dispensados do Serviço Militar fazem Juramento à Bandeira na Junta Militar de Joinville

julho 26, 2022
Jovens dispensados do Serviço Militar fazem Juramento à Bandeira na Junta Militar de Joinville
Compartilhar
Ouvir publicação

Após dois anos suspensa devido à pandemia, a solenidade de Juramento à Bandeira Nacional voltou a ser realizada pela Área da Junta Militar, serviço vinculado à Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville (Seprot).

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

O ato aconteceu na terça-feira (26/7), na sede da Rodoviária Harold Nielson, novo endereço da Junta Militar, e teve a presença de 36 jovens alistados neste ano e que, após o juramento, receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), documento que comprova que o cidadão está em dia com as suas obrigações militares.

A solenidade contou, ainda, com a participação especial da Banda de Música do 62º Batalhão de Infantaria, que executou o Hino Nacional.

De acordo com o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, Paulo Rogério Rigo, embora os jovens dispensados possivelmente não terão a oportunidade de servir ao Exército, poderão contribuir de outras formas com o país.

“Vocês assumiram um compromisso perante a Bandeira Nacional, símbolo maior da Pátria. Cada um de nós tem a sua função social e é preciso exercê-la com cidadania. Sejam cidadãos corretos, honestos, cumprindo com as suas obrigações dentro da sociedade”, declarou.

Retomada das solenidades

O Juramento à Bandeira Nacional é previsto no artigo 217, do Regulamento da Lei do Serviço Militar. Nesse ato, o cidadão dispensado da prestação de Serviço Militar Inicial assume, diante do símbolo máximo da Pátria, o compromisso de que se apresentará imediatamente em caso de uma convocação de emergência pelo Exército.

A partir de agora, as solenidades de Juramento à Bandeira serão retomadas pela Área da Junta Militar de Joinville e voltarão a acontecer periodicamente. A participação no ato é obrigatória para o recebimento do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Block