Quarta, 27/10/2021
Joinville - SC

Joinville terá novo modelo de cálculo da tarifa de água a partir de setembro

agosto 25, 2021
Joinville terá novo modelo de cálculo da tarifa de água a partir de setembro
Compartilhar
Ouvir publicação

A partir de 1º de setembro, os joinvilenses terão um novo modelo de cálculo para a cobrança das tarifas de água e esgoto. Será extinta a cobrança por meio do consumo mínimo – pago por todos os consumidores ligados à rede de abastecimento – e será considerado o consumo efetivo, usando a Tarifa Básica Operacional (TBO).

 

 

 

Joinville terá novo modelo de cálculo da tarifa de água a partir de setembro (Foto: Divulgação)
Joinville terá novo modelo de cálculo da tarifa de água a partir de setembro (Foto: Divulgação)

 

Segundo a Companhia Águas de Joinville (CAJ), o cliente paga um valor e pode consumir até 10 metros cúbicos de água, pagando o excedente de acordo com o consumo de cada subfaixa das três faixas de consumo (até 10m³, entre 11m³ e 25m³, e acima de 25m³).

O novo modelo prevê uma parcela fixa, de disponibilidade do sistema, e uma parcela variável, com base no volume consumido, medido no hidrômetro. A TBO amplia o número de faixas de cobrança por consumo para sete (até 5m³, de 6m³ a 10m³, de 11m³ a 15m³, de 16m³ a 25m³, de 26m³ a 35 m³, de 36m³ a 50m³ e acima de 50m³). “Assim, a nova forma de faturamento vai estimular o uso consciente da água pela população e adequar os valores à realidade de consumo de cada família e, também, dos comerciantes”, revela o presidente da CAJ, Giancarlo Schneider.

CONFIRA MAIS DETALHES SOBRE AS MUDANÇAS NO CÁLCULO DA TARIFA DE ÁGUA

Como ocorre atualmente, nas regiões onde há ligação à rede coletora de esgoto, há um adicional de uma taxa de 80% sobre a taxa de água.

O tema foi abordado na reunião de diretoria da CDL Joinville desta semana (10/8) e, além da participação do presidente Schneider, estiveram presentes o gerente de faturamento e captação de clientes e coordenador de micromedição e faturamento, engenheiro Felipe Vieira de Luca, e o assessor de comunicação, relacionamento e marketing da CAJ, Marcos Henrique de Almeida Pires. Em caso de dúvidas, ligue 115 ou 0800 723 0300. CDL Joinville

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI 

 

Block