Últimas notícias
Home » Joinville » Joinville terá Dia D para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Joinville terá Dia D para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Uma grande mobilização está sendo preparada para promover a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho em Joinville. Nos dias 27 e 29 de setembro, dois eventos irão discutir o tema e abrir oportunidades de emprego para esse público.




A iniciativa é da Prefeitura de Joinville, Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT), Ministério do Trabalho,coordenação da área da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Assistência Social de Joinville e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE), em parceria com diversos órgãos governamentais e não governamentais e também de instituições públicas e privadas. Uma ação conjunta para promover ações que provoquem nas empresas e na sociedade um novo olhar para as pessoas com deficiência.

No dia 27 de setembro, quinta-feira, será promovido o Seminário Inclusão & Empregabilidade: A Pessoa com Deficiência e os Desafios para sua Efetiva Inclusão no Mercado de Trabalho, das 8h15 às 17h, no auditório da Univille, no campus Bom Retiro. O evento é gratuito e a programação conta painéis, palestras, debates, depoimentos de pessoas com deficiência e apresentações culturais.

O seminário é destinado a gestores e profissionais que atuam na área de recursos humanos e de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Para participar, é necessário fazer uma inscrição prévia gratuita pelo site do evento.

No sábado, dia 29, acontece o Dia D, das 10h às 16h, no Ginásio da Univille. Trata-se de uma grande feira de empregabilidade, onde empresas de Joinville e região que se enquadram no artigo 93 da Lei 8.213/91 e têm que cumprir a cota de contratação de pessoas com deficiência estarão recebendo currículos e agendando entrevistas com candidatos às vagas. Os interessados não precisam se inscrever.

Basta levar identidade, carteira de trabalho e ter o currículo em mãos. A Feira também é destinada aos reabilitados do INSS. Paralelo ao Dia D, também serão oferecidas atividades esportivas e culturais gratuitas para os visitantes.

Mais de 2300 pessoas com deficiência devem ser empregadas na região

Segundo dados do Ministério do Trabalho, cerca de 195 empresas de Joinville e Araquari se enquadram no artigo 93 da Lei 8.213/91, também conhecida como Lei de Cotas. Essas empresas deveriam ter, segundo a Lei, 4.003 pessoas com deficiência contratadas, no entanto, somente 1.701 trabalhadores ocupam essas vagas. Ou seja, 2.302 postos de emprego para o público PcD seguem vazios.

A proposta do Dia D é aproximar esses patrões e empregados, contribuindo para que as empresas consigam atender as metas da Lei de Cotas e para que pessoas com deficiência tenham oportunidade de ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville