
Compartilhar
Rogemar Santos
Depois de dois anos de pandemia, volta ao cartaz musical, cultural e turístico de Joinville a Bandoneonfest, em sua 19ª edição. É uma festa que resgata uma das mais tradicionais formas de música, no bandoneon, instrumento que estava em vias de extinção.
Por iniciativa da Família Trapp (Dionisio, Joraia, Francielle e André Luiz), a festa fez ressurgir a modalidade, enquadrando o evento no calendário de eventos da cidade. Hoje existe também uma escola de bandoneon em Joinville com 50 alunos, dos quais 32 crianças sob a batuta dos jovens professores, André Luiz e Rodrigo Kienen, este de Pomerode, patrocinados pela lei de incentivo da Secretaria de Cultura e Turismo – SECULT, de Joinville.
A 19ª Bandoneonfest terá sua abertura no dia 14 (sábado), a partir das 19h, na Sociedade/Teatro Harmonia Lyra. O evento terá como atração internacional um show composto por quatro mulheres de referência e inspiração para os jovens. Milagros Caliva, acompanhada da cantora e atriz Flor de Bobadilla, além de uma pianista e uma contra baixo.
No domingo a festa continua, dessa vez na Sociedade Rio da Prata, com início às 9h30, com programação ininterrupta em dois palcos. À tarde se alternam bandas para animar a dança dos frequentadores. Nos dois dias a entrada é gratuita.