Terça, 28/06/2022
Joinville - SC

Joinville sediará formatura do curso de Técnico de Futebol

maio 26, 2022
Joinville sediará formatura do curso de Técnico de Futebol
Compartilhar
Ouvir publicação

Quem um dia não sonhou em ser técnico de futebol? Quem não gosta de escalar e dar palpites no seu time ou na seleção brasileira? Pois agora isso é possível, graças ao primeiro Curso de Técnico de Futebol/Nível Internacional. Através do Centro De Ensino Tecnológico Paraná, o curso passou a ser uma realidade.

Com 22 anos de experiência com atletas de futebol brasileiros que foram negociados para outros países, o professor de Educação Física, Ruy Gel, também agente esportivo com experiência internacional, se tornou especialista em futebol internacional. Além disto, também é atuante na carreira de Medicina.

Então, começou a fazer os devidos ajustes com a deficiência acadêmica na formação dos treinadores brasileiros. Sendo assim, hoje, no Brasil, temos um dos melhores formadores na área técnica do futebol brasileiro. Ruy explica que o intuito é melhorar a formação dos técnicos de futebol no Brasil com o nível superior (a primeira faculdade para classe de treinadores de futebol). Surgiu com o intuito de atualizar os profissionais do futebol com mais de 2 mil horas de curso, tornando assim, o primeiro nível superior aos treinadores de futebol com esta carga horária.

“Estamos preparando o profissional não só para o futebol nacional, mas internacional também. As aulas em todos os campos do desenvolvimento do atleta são base no curso de formação. Desde fisiologia humana até psicologia no esporte, passando pelos sistemas táticos, técnicos e físicos”, frisou.

Depois de conhecer de perto as temáticas do futebol europeu e de outros continentes, o professor Ruygel percebeu a deficiência tática e técnica que os atletas brasileiros que chegavam no exterior. Estudando as questões educacionais houve a percepção no despreparo dos profissionais no Brasil em relação a Europa.

Chegando ao Brasil pode ser observado de perto que a formação de técnico de futebol com carga horária de 300 horas eram as principais fontes de formação no Brasil. “Na Europa a formação em nível superior, e o Brasil com nível profissionalizante”, analisou. Ele explica que cada vez mais os clubes no exterior estão qualificando profissionais, e no Brasil muitos estão acomodados pela história do futebol brasileiro no passado.

O Centro de Ensino Tecnológico do Paraná é um polo universitário, onde o professor Ruy desenvolveu toda temática de ensino semelhante a preparação na Europa e com materiais que no Brasil não existem para os profissionais do futebol, sendo a empresa de educação pioneira neste seguimento com qualidade total.

Números

Com mais de 1.300 treinadores formandos no Brasil e outros no exterior, o curso vem ganhando mercado e reconhecimento no Brasil. O nível internacional vem da formação e da nivelação entre o futebol Sul americano e Europeu.

“O Brasil tendo o conhecimento das estratégias e técnicas do futebol no exterior, passam estar nivelados com o mesmo conhecimento de formação”, frisou.

O Curso conta com ex-jogadores de futebol, como o jogador Nei, que foi campeão da Libertadores pelo Internacional, e outros craques. Também com técnicos que já estão atuando em equipes de futebol em diversos estados brasileiros. E, também do exterior, temos alunos de Portugal e outros europeus.

Block