Domingo, 14/08/2022
Joinville - SC

Joinville recebe semana de eventos gratuitos sobre inovação e empreendedorismo

julho 5, 2022
Joinville recebe semana de eventos gratuitos sobre inovação e empreendedorismo
Compartilhar
Ouvir publicação

Com uma história fortemente marcada pelo desenvolvimento industrial, Joinville vem agregando seu potencial econômico com tecnologia e consolidando cada vez mais seu espaço enquanto polo de inovação.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

Nesse cenário, a cidade promove a 9ª edição da ExpoInovação — evento que vai reunir palestras, oficinas, debates e workshops sobre empreendedorismo e inovação entre os dias 11 e 14 de julho. As atividades são gratuitas e os interessados podem se inscrever pelo site www.expoinovacao.com.br.

“Essa é uma oportunidade para toda a cidade de Joinville respirar inovação. Ao mesmo tempo em que será possível conhecer melhor as ações que vêm sendo desenvolvidas nessa frente, os empreendedores poderão trocar experiências e receber conteúdos relevantes para alavancar seus negócios”, comenta Dionei Domingos, Diretor Presidente do Join.Valle, movimento voltado à consolidação do ecossistema de inovação de Joinville e um dos organizadores do evento.

A última edição presencial da ExpoInovação aconteceu em 2019, reunindo mais de duas mil pessoas. Em 2021, o evento foi realizado de forma híbrida, com a maioria das atividades sendo transmitidas virtualmente. Neste ano, a expectativa das entidades organizadoras é receber ainda mais participantes e consolidar o evento enquanto um dos principais do sul do país na temática. “Ao longo dos últimos anos, tivemos um grande crescimento no ecossistema de Joinville, que foi eleita a nona cidade mais empreendedora do país no último Índice de Cidades Empreendedoras, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap)”, reforça Dionei.

O número de startups na maior cidade catarinense cresceu 41,3% em relação a 2020 — já são 164 negócios ativos empregando pelo menos 2.300 pessoas, segundo o  Mapeamento de Startups lançado pelo Join.Valle neste ano. “Estamos cada vez mais perto do nosso propósito de tornar a região de Joinville um super cluster de inovação, e eventos como esse, de fomento à inovação e ao empreendedorismo, são essenciais para continuarmos nesse caminho e fortalecermos ainda mais a conexão entre os diversos atores do ecossistema”, reforça o Diretor Presidente do Join.Valle. 

Governança, Inovação Aberta e Captação de Investimentos são alguns dos temas de destaque do evento

A ExpoInovação contará com um grande congresso, que ocupará as três primeiras noites do evento, além de diversas agendas satélites que acontecem de segunda à quinta, das 8h às 22h, em espaços de inovação da cidade como o Ágora Tech Park e o Inovapark.

O congresso reunirá personalidades de destaque para compartilhar conhecimento, boas práticas e experiências atuais sobre os temas Governança da Inovação, Inovação Aberta e Tecnologias Emergentes e seus impactos. Alguns dos nomes confirmados para as palestras são Anderson Godz (Board Member, fundador e investidor de diversas startups, como a Gonew), Arthur Pullen de Sousa (Coordenador-Geral de Atração de Investimentos do MCTI) e José Rizzo Hahn Filho (Managing Director na Accenture).

Os eventos satélites serão voltados ao debate de temas diversos, como nanotecnologia, educação, internacionalização e impacto social. No último dia de ExpoInovação, a programação da tarde contará com um encontro de mentores e o Join.VC Talks — atividade realizada pelo fundo de investimento de risco Join.VC, uma parceria do Join.Valle e da Bossanova Investimentos com foco na região. A agenda vai trazer dicas de como se preparar para captação de investimentos, apresentação de fundos disponíveis no mercado e um bate-papo entre fundadores de startups (Founder2Founder).

Empreendedores e gestores de destaque já confirmaram presença para trazer ao público discussões relevantes de suas áreas de atuação ao longo desses dias. Alguns exemplos são Anderson Wustro  (partner da Questum e especialista em M&A), Leandro Berti (CEO da Fiber Inova e Presidente Institucional na Associação Brasileira de Nanotecnologia) e Sandra Oliskovicz (CEO e Cofundadora da OLISCORP). A ExpoInovação 2022 está sendo realizada pelo Comitê de Governança do Pacto pela Inovação de Joinville.

 

Block