Quarta, 10/08/2022
Joinville - SC

Joinville participa de pesquisa nacional sobre saúde bucal a partir desta sexta-feira

junho 30, 2022
Joinville participa de pesquisa nacional sobre saúde bucal a partir desta sexta-feira
Compartilhar
Ouvir publicação

Joinville vai participar da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil), com vigência 2021-2022. O estudo do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, investiga as condições de saúde bucal da população brasileira, desenvolvendo o levantamento com cerca de 50 mil pessoas, em 422 municípios.

A partir desta sexta-feira (01/07), os moradores dos bairros Itaum, Guanabara, Jardim Iririú e Bom Retiro serão convidados pelos agentes comunitários de saúde a participar da pesquisa.

Em Joinville, a pesquisa está sendo organizada pela Gerência Técnica da Odontologia da Secretaria da Saúde. Profissionais da Atenção Primária à Saúde realizarão a coleta de dados nos domicílios sorteados. As equipes serão compostas por cirurgiões dentistas, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

“É importante que os moradores colaborem com o trabalho dos profissionais. Após este primeiro contato e, caso aceitem participar do estudo, as cirurgiãs-dentistas realizarão os exames epidemiológicos, com suas auxiliares, na residência dos entrevistados. As dentistas vão informar aos usuários como está sua saúde bucal no momento do exame realizado nas residências”, explica Christine Böhm da Costa, gerente técnica da Odontologia da Secretaria de Saúde de Joinville.

Em decorrência da pandemia, foram reforçadas as medidas de biossegurança para dar proteção à população avaliada e aos pesquisadores. Os profissionais que farão a pesquisa já atuam na Atenção Primária do município de Joinville.

O objetivo do levantamento é oferecer informações à gestão do SUS para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal.

O levantamento epidemiológico de saúde bucal “SB Brasil 2020” é parte do componente de vigilância em saúde da Política Nacional de Atenção à Saúde Bucal – Brasil Sorridente. Os dados do estudo anterior subsidiaram a concepção da Política Nacional de Saúde Bucal reforçando a incorporação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família e a criação dos Centros de Especialidades Odontológicas.

Block