Sexta, 01/07/2022
Joinville - SC

Joinville é a nona cidade mais empreendedora do Brasil

março 16, 2022
Joinville é a nona cidade mais empreendedora do Brasil
Compartilhar
Ouvir publicação

Joinville conquistou a nona posição no ranking das cidades mais empreendedoras do Brasil, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras 2022. O relatório é realizado pela Endeavor, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), avaliando as 101 cidades brasileiras mais populosas.

 

O desempenho no ranking é baseado em sete critérios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. No critério ambiente regulatório, Joinville ficou em quarto lugar (no Índice de 2020 estava na 27ª posição).

“Ficamos muito felizes em subir sete posições no ranking das melhores cidades do Brasil para empreender, comparado com 2020, quando estávamos na 16ª posição. Isso é reflexo de um ambiente de negócios com foco na desburocratização de processos, simplificação de leis e no olhar voltado ao empreendedorismo, que aperfeiçoamos por meio da nossa parceria com o Sebrae”, afirma o prefeito Adriano Silva.

O secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville, Marcel Virmond Vieira, explica que um dos fatores que contribuíram para esse bom desempenho de Joinville é o ecossistema empresarial que já está implantado e que expressa uma cultura que é favorável ao empreendedorismo.

 

“Além disso, temos uma infraestrutura preparada para receber as empresas, uma posição logística extraordinária e um ambiente regulatório cada vez melhor. Desde o começo do ano passado, a Prefeitura vem desenvolvendo uma série de medidas para melhorar o ambiente regulatório. Essas ações já começaram a ser reconhecidas, permitindo o avanço de Joinville no ranking”, detalha o secretário.

Entre as ações de desburocratização da Prefeitura de Joinville, está a aprovação da Lei Complementar 589/2021, que permite às empresas a emissão do Alvará de Localização e Permanência, sem a obrigatoriedade da apresentação do Certificado de Vistoria e Conclusão da Obra (CVCO).

No mês passado, foi inaugurado, no Centro de Atendimento ao Cidadão, o Espaço do Empreendedor de Joinville, serviço que tem o objetivo de orientar e facilitar a abertura de novos negócios, colaborando para desburocratizar e simplificar os processos de constituição, alteração e licenciamento de empresas.

“O papel dos gestores públicos é criar ambientes de negócios simples e atraentes para que os empreendedores possam aproveitar ao máximo essas oportunidades de desenvolvimento”, afirma a diretora da Endeavor, Camila Junqueira.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block