domingo,

23/06/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Joinville é a cidade do Estado com mais atendimentos do Samu em 2023

Joinville encerrou o ano de 2023 consolidando-se como o município com o maior número de atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Santa Catarina.

Foram registradas 7.044 ocorrências, um aumento significativo em relação às 5.097 atendidas no ano anterior.

Esse aumento pode ser atribuído à inauguração da terceira Unidade de Suporte Avançado (USA) no município. Florianópolis aparece em segundo lugar, com 6.221 atendimentos, seguida por Criciúma, que registrou 5.098 ocorrências.

No panorama estadual, as Unidades de Suporte Avançado (USAs) do SAMU apresentaram um crescimento expressivo de 21,2% nos atendimentos à população em 2023.

O total de ocorrências contabilizadas foi de 37.099, comparado a 30.604 em 2022. Esse aumento pode ser atribuído à expansão do serviço, com investimentos em novas unidades, aprimoramento de equipamentos e uma gestão eficaz.

A secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto, destacou o comprometimento do governo em ampliar a cobertura de atendimento de urgência e emergência em todas as regiões, visando reduzir o tempo de deslocamento até o local da ocorrência.

Em 2023, foram inauguradas três novas USAs em Santa Catarina, localizadas em Joinville, Navegantes e Itapema, elevando para 27 o número de Unidades de Suporte Avançado no estado.

Além disso, foram realizados investimentos na qualificação das bases de São Joaquim e Mafra.

A diretora do SAMU/FAHECE, Carla Birolo, ressaltou a importância do serviço na busca por garantir atendimento de qualidade à população, destacando a relevância do tempo para aumentar as chances de vida dos pacientes e reduzir sequelas.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) é responsável pela gestão das Unidades de Suporte Avançado (USAs) do SAMU, sob a administração da organização social FAHECE.

O presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel, enfatizou o compromisso em qualificar o serviço em Santa Catarina, visando oferecer as melhores condições para os profissionais e, consequentemente, para o atendimento à população.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo