Segunda, 23/05/2022
Joinville - SC

Joinvilense acelera na etapa de abertura do Campeonato Brasileiro 2022 de Rally Cross-Country

março 8, 2022
Joinvilense acelera na etapa de abertura do Campeonato Brasileiro 2022 de Rally Cross-Country
Compartilhar
Ouvir publicação

O Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country CBM e CBA começa nesta quarta-feira, dia 09, com o Rally Minas Brasil que chega à quarta edição. A prova acontece na cidade de Araxá (MG) que, pela primeira vez faz parte do calendário desta modalidade do esporte motor nacional. O encerramento do evento é no sábado (12). Organizado pela Rallymakers, o rally é aberto para as categorias Motos, Quadriciclos, UTVs e Carros.

 

Para acirrar a briga pelo título da categoria Carros, o joinvilense Paulo Góes e seu navegador Jefferson Teixeira (de Rio Negro, PR) alinharão sua Mitsubishi L200 Triton RS. Em 2021, eles conquistaram o título brasileiro da classe Protótipos e venceram o Sertões Series. “Fizemos algumas melhorias no carro, mudando a motorização de um V6 para um V8 – esta alteração se deve ao fato de percebermos que em algumas etapas poderíamos ter uma performance melhor, sem forçar tanto o equipamento”, diz o piloto.

O Rally Minas Brasil terá cerca de 500 quilômetros, divididos em dois dias de disputas, e que cruzarão algumas cidades vizinhas à Araxá e vilarejos, sendo: Ibiá, Pratinha, Tapira e Sacramento. Os competidores vão acelerar por entre as montanhas mineiras, em um roteiro que mesclará diversos tipos de obstáculos, entre eles pedras e erosões, em meio a trechos sinuosos, com subidas e descidas de serra. O parque de apoio está montado no Expominas Araxá, na Av. Tancredo Neves, 30.

De acordo com o diretor executivo da Rallymakers, Fernando Bentivoglio, a região de Araxá tem um bom desnível altimétrico e estradas sinuosas bem interessantes para uma prova de rally cross-country. “O trajeto será bem variado, com subidas e descidas em áreas de serras e setores agrícolas, alternando trechos de alta e baixa velocidade. As especiais serão extremamente exigentes, tanto no conjunto mecânico quanto no preparo físico dos competidores”, esclarece Bentivoglio.

Programação 

O 4º Rally Minas Brasil começa no dia 09 de março, com as vistorias técnicas e administrativas. No dia 10, os participantes fazem o shakedown, o prólogo – definição da ordem de largada para a 1ª etapa. O briefing (a reunião para que a direção da prova repasse orientações e alertas aos competidores) acontecerá no Hotel Nacional Inn. Nos dias 11 e 12, é hora de ligar os motores e acelerar fundo em busca do menor tempo na competição.

Block