Domingo, 14/08/2022
Joinville - SC

Jardim da Dança é mais uma iniciativa do Instituto Festival de Dança de Joinville

julho 20, 2022
Jardim da Dança é mais uma iniciativa do Instituto Festival de Dança de Joinville
Compartilhar
Ouvir publicação

Uma das novidades do Instituto Festival de Dança para a 39ª edição do evento é o Jardim da Dança, uma nova área de convivência com mais de 600 m² recém-disponibilizada no Saltare Centro de Dança. “A intenção do Instituto é oferecer mais um espaço de lazer para a cidade, além de promover no local atividades não só de dança, mas culturais”, afirma Victor Aronis, coordenador do Instituto.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

O investimento realizado pelo Instituto para disponibilizar o espaço foi de R$ 130 mil e o local continuará contando com aportes contínuo para a manutenção da estrutura. Ao público, caberá desfrutar gratuitamente do local, das 9 às 21h, de segunda a sábado. “A Cidade da Dança, reconhecida por lei como Capital Nacional da Dança, carecia de um espaço totalmente dedicado à dança durante todo o ano. O Jardim da Dança vem complementar o que o Instituto já fez na restauração da antiga estrutura da Escola de Educação Básica Professor Germano Timm”, avalia Victor.

O paisagista Jordi Castan foi o profissional responsável pelo projeto do espaço, que contou também com a colaboração dos irmãos Feitosa na execução de artes. O local conta com espaços instagramáveis com instalações e abrigará apresentações de dança ao longo do Festival. Outro bom pretexto para conhecer o Jardim da Dança é a Fan Mix, ponto de transmissão síncrona, ao vivo, de apresentações da Mostra Competitiva.

A Fan Mix possibilitará ainda ao público, antes das transmissões, interagir com dançarinos que estarão presentes nos locais para realizar intervenções artísticas. “A Fan Mix é um espaço de celebração, onde a dança, o movimento e a emoção conectam-se com música, gastronomia, intervenções artísticas e convívio social”, explica Jay Alan Thomas, coordenador de Palcos Abertos, do Mais Dança e da Fan Mix.

O Jardim da Dança sediará a Fan Mix nos dias 23 e 24 de julho, a partir das 18h30. Depois do Festival, o local também deve abrigar feiras de artesanato e de design e apresentações culturais aos fins de semana, com os professores que lecionam no Saltare.

Foto : Nilson Bastian

O Saltare Centro de Dança

O Saltare – Centro de Dança funciona na edificação que anteriormente abrigava a Escola de Educação Básica Germano Timm e é tombada como patrimônio histórico. Ficou sem uso por 12 anos, até que, em 2017, o Instituto procurou o Governo do Estado de Santa Catarina e solicitou permissão para restauro e utilização do local. “A intenção foi deixar esse legado para a cidade e estimular a profissionalização da dança”, afirma Victor.

A estrutura abriu as portas durante o Festival de Dança de 2018. Atualmente, abriga parte da estrutura administrativa do Instituto; cafeteria; loja com produtos do Festival; seis salas de dança; e sedia projetos sociais, mostras e exposições.

Escolas joinvilenses que são referência, como a Germana Saraiva e Kulture Kaos, passaram pelo Saltare. Desde a abertura, o centro atua como incubadora para professores que estão no início de carreira. Caso conquistem adesões de alunos, durante três anos, têm direito a usar as instalações e receber apoio administrativo e orientação para crescerem e criarem uma sede própria externa.

A estrutura do Saltare também está disponível pelo Codancing, que desde 2019 permite a locação de salas. Outro diferencial do Saltare é o acervo, acessível ao público em geral, onde é possível pesquisar livros, ver os cartazes de todas as edições e saber mais sobre as edições anteriores do Festival. A estrutura está disponível, também, para que a comunidade realize reuniões.

As verbas para reforma e manutenção do centro são provenientes de recursos próprios do Instituto; de financiamento coletivo; e de parcerias com organizações, como Ambiental, Instituto Carlos Roberto Hansen, Neogrid e Sociesc. Mais informações: https://festivaldedancadejoinville.com.br/2019/saltarecdd/ 

Serviços

• O quê: Jardim da Dança.
• Onde: Saltare Centro de Dança (Orestes Guimarães, 406, América).
• Quando: aberto ao público, das 9 às 21h, entre segunda-feira e sábado.
• Quantogratuito.

• O quê: 39º Festival de Dança de Joinville.
• O Quando: 19 a 30 de julho de 2002
• Onde: Centreventos Cau Hansen (Avenida José Vieira, 315, América, Joinville) e palcos espalhados por Joinville e região.
• Realização: Instituto Festival de Dança de Joinville – Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo – Governo Federal.
• Promoção: Prefeitura Municipal de Joinville – Secretaria de Cultura e Turismo.
• Patrocínio: Bosch, Havan, Instituto Carlos Roberto Hansen e NSC.
• Apoio: ArcelorMittal Vega e Trimania.
• Venda de ingressos: via Ticket Center (https://www.eticketcenter.com.br/) ou no foyer do Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos.
• Mais informaçõeshttps://festivaldedancadejoinville.com.br.

Block