Últimas notícias
Home » Joinville » Inscrições gratuitas para conhecer projeto de Apadrinhamento Afetivo
    

Inscrições gratuitas para conhecer projeto de Apadrinhamento Afetivo

Até o dia 15 de agosto, a Prefeitura de Joinville está com as inscrições abertas para a palestra de divulgação do projeto Apadrinhamento Afetivo Aquarela: Colorindo a Vida Com Amor. O evento será realizado no dia 16 de agosto, das 19 às 21 horas, na Casa dos Conselhos.




Tem como finalidade apresentar o funcionamento e etapas do projeto, e serve como oportunidade de constituir a primeira etapa do processo para interessados que desejam realizar o apadrinhamento.

Qualquer pessoa, com idade mínima de 30 anos, pode se inscrever gratuitamente. Basta preencher o Formulário eletrônico, e aguardar a confirmação por e-mail.

O projeto é uma iniciativa do Abrigo Infanto Juvenil, da Secretaria de Assistência Social (SAS). O apadrinhamento oferecido pelo programa é uma oportunidade de resgatar o direito da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, que estão no abrigo, não podem voltar para família de origem e também tem pouca oportunidade de adoção.

O contato, geralmente, envolve um dia ou final de semana completo, passeios, férias escolares e atividades em conjunto, sem um prazo determinado para ser encerrado. Mesmo sem implicar vínculo jurídico, a relação pode perdurar até a vida adulta dos acolhidos.

Atualmente, são 7 núcleos de apadrinhamento, formados pela criança e adolescente contemplado e o padrinho ou madrinha e família. De acordo com o psicólogo do Abrigo Infanto Juvenil, Gean Carlos Ramos, idealizador da iniciativa, o objetivo é conscientizar e preparar interessados para formar novos núcleos. “Tem sido muito bonito o resultado”, comenta Gean.

Sobre o Projeto Apadrinhamento Afetivo Aquarela: Colorindo a Vida com Amor

É destinado a atender crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos, em medida de proteção social especial, acolhidas no Abrigo Infanto Juvenil. Inspirado em outras iniciativas brasileiras com resultados positivos no convívio dos participantes com outras famílias, teve os primeiros inscritos em 2017.

A função do Padrinho ou Madrinha é a de auxiliar e acompanhar a vida de uma criança ou adolescente com dificuldade de adoção, sendo um ponto de apoio para a construção da identidade, para o compartilhamento de experiências, e para o enfrentamento de desafios e para a inscrição social e cultural.

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville