Quarta, 29/06/2022
Joinville - SC

Início do outono 2022: veja tendências para o clima ao longo da estação

março 19, 2022
Início do outono 2022: veja tendências para o clima ao longo da estação
Compartilhar
Ouvir publicação

Nesta sexta, dia 18, o meteorologista Marcelo Schneider apresentou as tendências para o clima a partir deste início do outono 2022. A estação começa neste domingo, dia 20, especificamente a partir das 12h33, conforme apontou o coordenador regional do Inmet.

“As características principais na estação nos próximos meses, principalmente entre abril, maio e início de junho, vai ser de tempo seco. Pouca chuva em parte do Centro-Sul do Brasil, principalmente entre Santa Catarina, Paraná, parte de São Paulo e também sul de Minas”, disse em resumo. “Apenas algumas áreas do leste do Rio Grande do Sul podem ter volume um pouco acima do normal”, acrescentou.

Simultaneamente, com a permanência do La Niña, é provável que as chuvas fiquem acima da média para o Centro-Oeste e áreas entre os estados do Norte e Nordeste. Enquanto isso, as temperaturas devem ficar dentro da média conforme a projeção do início do outono 2022. Schneider lembrou que alguns frentes frias podem causar quedas na temperatura, como é o normal, a partir da Região Sul, SP, RJ e sul de MG.

PRÓXIMOS DIAS

O meteorologista falou também sobre a previsão do tempo no curto prazo. De acordo com Schneider, a tendência é de chuva mais volumosa no norte do RS, SC e PR. A área de instabilidade vai pegar até o litoral de SP e RJ.

Além disso, a temperatura deve cair a partir de uma frente fria que vem do Sul, esfriando o tempo no PR, SP, MS no fim de semana.

VOLUMES DE CHUVA

Segundo o especialista, até os dias 23 a 24/03 os volumes de chuva ficam mais concentrados no norte de MT, sul do AM e parte do PA. A previsão mostra acúmulos de até mais de 100mm. Ao mesmo tempo, litoral do Nordeste ente PI, CE e MA também deve ter precipitações. Nesse ínterim, a metade sul do País deve ter volumes entre 50 a 100 mm entre no litoral entre PR e RJ.  girodoboi.com.br/

 

Block