Sabado, 13/08/2022
Joinville - SC

IBGE inicia treinamento de 542 recenseadores para a coleta do censo em Joinville

julho 18, 2022
IBGE inicia treinamento de 542 recenseadores para a coleta do censo em Joinville
Compartilhar
Ouvir publicação

A duas semanas do início da coleta do Censo Demográfico 2022, em 1º de agosto, o IBGE começa a treinar 542 recenseadores em Joinville. No Brasil, são cerca de 183 mil profissionais. O IBGE realizará, na próxima semana, de 18 a 22 de julho, o treinamento dos Recenseadores que atuarão na coleta do Censo Demográfico 2022.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

Trata-se da última etapa de um treinamento complexo. O quadro efetivo de 4 mil servidores do instituto ganha o reforço, durante o Censo, de cerca de 220 mil contratados temporários, entre analistas, coordenadores, supervisores e agentes censitários e mais de 180 mil Recenseadores.

Em Santa Catarina, esses colaboradores totalizam quase 8 mil, sendo 6761 deles Recenseadores. O treinamento desses últimos ficará, no estado, a cargo de 851 agentes censitários.

Multiplicação de instrutores e de conhecimento

Para garantir que alguns especialistas do IBGE treinassem tantos colaboradores, levando o mesmo entendimento a todos, os preparativos começaram em 2018.
A pandemia do novo coronavírus provocou dois adiamentos do Censo Demográfico, mas o IBGE se manteve capacitando os analistas, agentes e coordenadores com uma variedade de recursos educacionais e uma proposta didática uniforme.

Com a volta do trabalho presencial, foi retomada a capacitação presencial em cadeias paralelas de treinamento, que vão multiplicando constantemente o total de instrutores e treinandos – no estado, um pequeno grupo de 26 instrutores iniciais formaram novas pessoas capazes de instruir, e assim sucessivamente, até que os aproximadamente quase 8 mil contratados temporários estejam treinados.

No caso dos Recenseadores, o treinamento que se inicia no próximo dia 18 foi antecedido por outras etapas de preparação. A primeira foi o processo seletivo para Recenseador realizado pela banca FGV, que no edital já disponibilizava apostilas e cursos online com conhecimento técnico do Censo e do IBGE. A preparação envolvia, portanto, autoinstrução e exercícios, e na prova 25 das 50 questões foram voltadas a esses conhecimentos técnicos.

Depois da aprovação, foi solicitado aos classificados que lessem o Manual do Recenseador, disponível digitalmente no hotsite Censo 2022.  O Recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores. Estando em contato direto com o público, ele representa o IBGE para a sociedade. A coleta do Censo Demográfico 2022 durará três meses, indo até o dia 31 de outubro.

Block