Sexta, 27/05/2022
Joinville - SC

Hospital Infantil emite comunicado informando que está superlotado

março 26, 2022
Hospital Infantil emite comunicado informando que está superlotado
Compartilhar
Ouvir publicação

O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria emitiu um comunicado alertando para a superlotação na unidade e solicita para que as pessoas procurem o hospital somente em casos graves (urgência e emergência). Com a grande demanda, a capacidade de atendimento fica reduzida e o tempo de espera pode ultrapassar o preconizado pela Classificação de Risco.

Confira a nota na íntegra

O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, através da sua Assessoria de Imprensa, vem por meio desta nota esclarecer a comunidade sobre o tempo de espera elevado no Pronto-Socorro.

O volume de atendimento no Pronto-Socorro da instituição historicamente sempre foi elevado e próximo da capacidade instalada, com demandas de todos os níveis e graus de criticidade, atendendo a macrorregião de mais de 1,4 milhões de habitantes, ainda sendo referência estadual para determinadas patologias.

Ademais, muitas vezes configurando como a única porta de acesso para atendimento pediátrico do município para demandas não urgentes e de baixa complexidade. Nos últimos meses, a instituição vem trabalhando com sua capacidade máxima de atendimento.

A situação vem se agravando desde dezembro de 2021 pela falta de pediatras em outras unidades de atendimento na cidade e região. Neste período obtivemos um aumento de 30% no número de atendimentos diários no Pronto-Socorro, sendo que 65% do número global de atendimentos são de casos poucos urgentes e/ou de baixa complexidade que poderiam ser compartilhados com outras portas de atendimento até mesmo ambulatoriais do município.

O atendimento no Pronto-Socorro acontece seguindo o Protocolo Manchester, em que os pacientes são classificados de acordo com sua condição clínica, e os casos de urgência e emergência sempre serão prioritários. A instituição sempre esteve com a sua escala de atendimento completa e conta com 6 médicos, sendo 3 médicos pediatras, 1 médico residente, 1 cirurgião pediatra e 1 ortopedista, que atuam exclusivamente no Pronto-Socorro em escala de 24 horas. Hoje, todos os nossos setores de atendimento estão superlotados e a estrutura física não permite ampliação.

Em janeiro de 2021 foram realizados 4800 atendimentos e no mesmo período de 2022 foram 8215. No mês de março, o número já está próximo dos 8 mil atendimentos somente no Pronto-Socorro.

Reforçamos que buscamos diariamente manter nosso atendimento de excelência e compromisso com a comunidade e pedimos a atenção dos pais e responsáveis para que neste momento verifiquem também a disponibilidade de atendimento pediátrico em outras unidades de atendimento da sua região para os casos não urgentes ou de baixa complexidade. Frisamos a importância de outras portas de acesso às estas demandas pediátricas não urgentes e ambulatoriais que precisam ser garantidos pelo município de forma perene e dimensionada.

 

comunicado do hospital infantil

Block