Sexta, 27/05/2022
Joinville - SC

Hospital Infantil de Joinville tem tempo de espera para atendimento superior a 10 horas

maio 10, 2022
Hospital Infantil de Joinville tem tempo de espera para atendimento superior a 10 horas
Compartilhar
Ouvir publicação

Ao que tudo indica, o caos no atendimento pediátrico em Joinville parece que ainda irá longe. E novamente o epicentro dessa situação que se estende a meses é o Hospital Infantil Dr. Jesser Amarante Faria.

 

Mães, pais e responsáveis por crianças e adolescente que procuraram atendimento na unidade precisam ter muita, mas muita paciência. Há relatos de espera de aproximadamente 10 horas. Não há nem sequer lugar para todos sentarem nas salas da recepção e triagem.

“Estou aqui com a minha filha. Tem mães que estão aqui a mais de 10 horas e sem comer nada. Agora a pouco ajudei com dinheiro uma mãe para ela comer alguma coisa”, revelou uma mulher que não quis se identificar.

Recentemente, o Hospital Infantil de Joinville já havia passado por reclamações de demora no atendimento. Para saber o motivo da demora no atendimento, entramos em contato na unidade.

Através da assessoria de imprensa, a unidade confirmou que o atendimento no Pronto Socorro para casos menos graves está levando até 10 horas. A unidade ainda afirmou que o atendimento está obedecendo a classificação do protocolo Manchester, onde casos de urgência e emergência são prioridades.

Questionamos ainda se o quadro de funcionários está completo. A unidade hospitalar afirmou opera com as equipes completas, porém, a demora é referente ao grande o volume de procura.

O Hospital Infantil Dr. Jesser Amarante Faria não atende somente Joinville, mas toda a região metropolitana e até mesmo de outras regiões do Estado, por isso, é frequente esse problema acontecer. A unidade informou que a maior procura nesta segunda-feira (9), é de crianças e adolescente com sintomas gripais.

Prefeitura de Joinville também se posiciona

Devido a mais essa reclamação, procuramos também a Prefeitura de Joinville. Através da Secretaria da Saúde informou que tradicionalmente, nas segundas-feiras, há um aumento na procura por atendimento médico. Nesta segunda-feira (9), especificamente na UPA Leste foram atendidos até o momento 640 pacientes. O tempo médio para atendimento pediátrico é de 2h e a equipe médica está completa, segundo a Prefeitura de Joinville.

A orientação da Secretaria da Saúde é que os pais optem pelo atendimento em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF’s), quando a criança apresentar sintomas dentro do horário de atendimento. O médico especialista em Estratégia de Saúde da Família fará o atendimento e encaminhará a criança para outra especialidade, caso seja necessário.

No período noturno e na madrugada, o atendimento pediátrico está sendo realizado somente na UPA Leste e no Hospital Infantil Dr. Jesser Amarante Faria. Devido a isso, é constante os relatos de superlotação e demora nas duas unidades. Não há previsão para o retorno da UPA Sul e PA Norte retornarem com atendimentos pediátricos.

Sobre a contratação de novos médicos, a Prefeitura de Joinville afirmou que está em processo de convocação dos profissionais de Estratégia de Saúde da Família. Essa chamada é dos aprovados no último concurso público. Já há 71 médicos que assumiram as vagas, dos 86 aprovados.

Edição William Tenório

Fonte  plantaonewsjoinville.com.br/

Block