
Compartilhar
HIPNOSE: O QUE É?
Palavra proveniente do grego HIPNOS (sono) e do latim MOSIS (ação/processo), diz respeito a um estado aparente de sono, o qual é gerado através de um processo indutivo, desde que o sujeito esteja suscetível à sugestão do agente hipnotizador.
Conforme a Associação Americana de Psicologia, diz respeito a um estado de consciência de atenção focada e consciência periférica reduzida, permitindo uma maior capacidade de resposta às sugestões feitas, que podem produzir impactos físicos e psíquicos. Pode ser a pessoa induzida ao estado hipnótico ou ela mesma se autossugestionar ao mesmo.

No livro NOVOS CONCEITOS DE HIPNOSE, de Berbard Gindes, encontramos a fórmula da prática da hipnose, onde temos: ATENÇÃO DESVIADA + CRENÇA PESSOAL + EXPECTATIVA DO PACIENTE = ESTADO HIPNÓTICO.
Temos a prática da hipnose enquanto entretenimento público, intitulada de HIPSOSE DE RUA OU DE PALCO, e temos ainda a HIPNOSE CLÍNICA, sendo esta geralmente em atuação em consultórios específicos para ameninar ou eliminar sintomas indesejados. Não somente em clínicas de psicanálise ou psiquiátrica é utilizada a ferramenta da hipnose, mas também em consultórios odontológicos, de fisioterapeutas, médicos cirurgiões, e afins, com o intuito de alívio das dores e dos processos de anestesia.
Vale destacar que nenhuma pessoa que se permita ser hipnotizada (do contrário não ocorre a hipnose de fato) nunca estará totalmente em estado de inconsciência e saberá sim o que está falando e fazendo durante todo o processo, sendo o suposto esquecimento, um meio de mecanismo de defesa ou das fantasias dela. Assim como não existe entrar em estado hipnótico e não retornar ou morrer, pois se morre durante o processo, pode ser por tudo, menos por causa da hipnose enquanto tal. Por isso, ninguém precisa ter medo de ser hipnotizada.
Mesmo na prática da hipnose de entretenimento, e ainda mais na clínica, é preciso ter certeza que o hipnólogo tem formação para além da hipnose, principalmente na área da saúde, como psicologia, psicanálise ou medicina, pois não se trata a mente humana de brinquedo, e uma brincadeira mal feita e direcionada pode acarretar em problemas maiores dos até então já presentes no paciente.
É importante apenas se permitir a prática da hipnose com um profissional de fato, que tenha a ética profissional acima de tudo, não usando da fragilidade humana para outros fins que não seja a promoção da saúde do paciente.
Vale ainda destacar que a hipnose é apenas uma ferramenta de um terapia, e não necessariamente a terapia em si. E não é porque alguém quer usar desta ferramenta, que ela é a mais adequada ou necessária para todos os casos.
Assim como, enquanto psicanalistas, não permitimos que o paciente deite no divã nas primeiras sessões, pois é preciso contextualizar o problema do paciente e conhecer sua estrutura psíquica antes de atuarmos diretamente de alguma maneira sobre o caso. Por isso é relevante a procurar de profissionais realmente preparados para tais atendimentos, pois com a mente não se brinca.
Apresentei aqui apenas algumas considerações gerais do que venha a ser hipnose, mas também destaco que vivendo no dia a dia em estado hipnótico, e que não precisa necessariamente estar em transe para estar sendo hipnotizado, nem com os olhos fechados ou outras formas de relaxamento.
Assim como a hipnose hoje está no nível de HIPNOSE TRANSFORMACIONAL, para além dos modelos engessados da hipnose clássica ou da ericksoniana. Noutras postagem tratarei mais a respeito desta temática.
(conteúdo trabalhado em minha palestra O PODER DA MENTE E HIPNOSE TRANSFORMACIONAL: RELEVANTES FERRAMENTAS TERÁPICAS)
Quem é o autor deste artigo: Carlos Alberto Hang, Psicólogo, Doutor e Mestre, Jornalista (SC03991); especialista/pós-graduado em psicologia do esporte, hipnose clínica, sexologia, dependência química, MBA em Liderança e Coaching, psicopedagogia, psicanálise, educação infantil, e Ciências da Religião, com graduação também em Teologia, Filosofia, História, Letras e formação em hipnose transformacional; International Master Premium em Hipnose; Master PNL Practitioner (NLPEA Association of Excellence/USA); e escritor. Embaixador pela Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix (Genebra/Suíça), é Cônsul de Joinville – Instituto Internacional Poetas del Mundo, detentor do Oscar Brasileiro by Grupo Jornalístico Ronaldo Côrtes de São Paulo, e membro honorário imortal da Academia de Ciências, Letras e Artes de MG na cadeira 148. INSTAGRAM: @carlosalbertohang TWITTER: @hangjornalista FACEBOOK: @opiniaodeumlivrepensadorbyHANG