Quarta, 29/06/2022
Joinville - SC

Hasteamento das Bandeiras abre comemorações aos 171 anos de Joinville

março 7, 2022
Hasteamento das Bandeiras abre comemorações aos 171 anos de Joinville
Compartilhar
Ouvir publicação

As comemorações aos 171 anos de Joinville, celebrado no dia 9 de março, tiveram início com a solenidade de Hasteamento das Bandeiras, que aconteceu na manhã de segunda-feira (7/3), em frente ao prédio da prefeitura.

O evento teve a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin, secretários municipais, vereadores, autoridades e servidores municipais. Também estiveram presentes representantes das forças de segurança de Joinville, incluindo Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros Voluntários, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e Defesa Civil.

Ao som dos hinos Nacional e de Joinville, executados pela banda do 62º Batalhão de Infantaria, o comandante do 62 BI, coronel Luiz Eduardi Santos Cerávolo; o comandante do 8º Batalhão da PM de Joinville, tenente-coronel Celso Júnior; e o prefeito Adriano Silva hastearam as bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Joinville.

As autoridades foram acompanhadas pelos alunos da Escola Municipal Anaburgo, Isabelli Behling, Richard Diniz da Silva e Mônica Momm Tonet. Os estudantes fazem parte do grupo de 12 crianças que venceram um concurso cultural realizado pela escola, no qual escreveram cartas ao prefeito falando sobre Joinville, a comunidade em que vivem e a escola.

 

 

 

A Escola Municipal Anaburgo é a mais antiga da cidade. Fundada em 1854, foi uma instituição luterana, passou a ser administrada pelo Estado de Santa Catarina e em 1967 passou a ser municipal.

Atualmente, a escola atende a 473 alunos, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental e conta com 48 profissionais.

Orgulho e transformação

Prestes a completar 171 anos, Joinville celebra um momento especial em sua história, destacando-se nacionalmente por seus positivos índices de crescimento e desenvolvimento.

O alto desempenho foi comemorado pela vice-prefeita Rejane Gambin que comentou, ainda, a importância e o valor da presença feminina na sociedade, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março.

“É uma semana duplamente feliz para as mulheres. Uma semana que temos que falar das diferenças, da luta contra o preconceito e que a gente possa ter homens e mulheres lado a lado. Eu e o prefeito Adriano Silva somos um exemplo disso”, declarou.

 

Sobre seus anseios como governante e cidadã, afirmou: “O meu desejo é que a cidade cada vez mais cresça, se desenvolva, que tenha o respeito que merece. Que as pessoas ouçam falar de Joinville e entendam a grandeza dessa cidade, do seu povo tralhador que carrega essa força de gerar economia e desenvolvimento”.

Já o prefeito Adriano Silva reiterou o resgate do orgulho dos joinvilenses pela cidade e reforçou a importância do trabalho dos servidores municipais, especialmente em circunstâncias decisivas, como no retorno às aulas presenciais, em 2021, e no período mais crítico da pandemia da Covid-19.

O prefeito ressaltou, também, o trabalho harmônico entre a Prefeitura de Joinville e a Câmara de Vereadores, que resulta em ações positivas para a cidade.

“Fomos a primeira cidade do Brasil com mais de 500 mil habitantes a retornar 100% às aulas presenciais, dando ensino de qualidade às nossas crianças. Fomos referência no período mais crítico da pandemia, graças aos nossos servidores da saúde que fizeram toda a diferença no atendimento aos casos graves de Covid-19. Essa transformação também é possível graças à parceria com a Câmara de Vereadores, que entende as necessidades de mudança e traz as leis que precisamos”.

Block