Últimas notícias
Home » Brasil » Greve dos Correios é para defender o atendimento à população

Greve dos Correios é para defender o atendimento à população

A greve dos Correios é uma mobilização nacional dos trabalhadores da estatal, aprovada em assembleias dos sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT).
Em Santa Catarina a greve começou as 22 horas do último domingo, dia 11.
 
Um dos principais desentendimentos entre a categoria e a ECT é com relação ao plano de saúde. Com um salário base de R$ 1.600,00 – a proposta da direção dos Correios é cobrar mensalidades para utilização do benefício.
  
Além disso,  pai e mãe serão retirados do plano que poderá ser reajustado conforme a idade do usuário, chegando a mensalidades que podem custar R$ 900,00 para cada trabalhador.
  
O julgamento do plano de saúde está marcado para a segunda-feira, dia 12 de março, a partir das 13h30, no Tribunal Superior do Trabalho (TST).  A sessão será transmitida ao vivo pelo Portal do TST e pelo canal do TST no YouTube.
  
População é a maior prejudicada
O acúmulo de cartas e de objetos nos galpões dos Correios ocorre por falta de funcionários, gerando atrasos nas entregas e a população está reclamando e cansada de ter de pagar por isso.
  
Categoria adquire doença ocupacional
Quanto aos trabalhadores, a atividade dentro dos Correios causa problemas de saúde – doença ocupacional – e ainda assim os Correios estão querendo cobrar mensalidade no plano de saúde.  Os veículos de trabalho estão sucateados e isso nos coloca em risco de acidentes e morte.
  
Mudanças estão gerando preocupação
A estatal está acabando com o cargo de Operador de Transbordo e Triagem, atividade dos trabalhadores responsáveis pela separação dos objetos postais.  Existe uma proposta de redução de carga horária de trabalalho com diminuição de 25% do salário ao Setor Administrativo.
  
Greve
A greve, instrumento legítimo garantido a diversas categorias, tem como objetivo manter a empresa 100% pública com atendimento e prestação de serviços de qualidade para toda a sociedade.
 
Principais pontos que motivam a greve dos Correios:
– alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS);
– a terceirização na área de tratamento;
– a privatização da estatal;
– a suspensão das férias dos trabalhadores,
– a extinção do diferencial de mercado;
– o descumprimento da cláusula 28 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que trata da assistência médica da
categoria;
– redução do salário da área administrativa
Facebook Comments

About Aconteceu em Joinville

Aconteceu em Joinville
O Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

*

error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville