Sexta, 19/08/2022
Joinville - SC

Geladeiras devem exibir nova etiqueta de eficiência energética

julho 2, 2022
Geladeiras devem exibir nova etiqueta de eficiência energética
Compartilhar
Ouvir publicação
Todas as geladeiras ou freezers que chegarem ao comércio, a partir (de hoje) desta sexta-feira, devem exibir uma nova etiqueta com informações mais detalhadas sobre a quantidade de energia elétrica consumida pelo equipamento.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

A nova Etiqueta de Conservação de Energia, do Inmetro, deve apresentar três novos subníveis de consumo dentro da atual categoria A, que é a que consome menos energia.

Com a nova classificação, o consumidor vai poder identificar se o refrigerador consome até 30% menos energia do que na categoria A, como explicou Hércules Souza, chefe de Verificação e Estudos do Inmetro.

Os comerciantes têm o prazo de um ano, até 30 de junho de 2023, para vender o estoque com as etiquetas desatualizadas. O que está proibido é o fabricante ou o importador enviar ao comércio novos refrigeradores sem a nova etiqueta.

Com isso, o Inmetro pretende destacar os produtos que gastam menos energia e incentivar a indústria a adotar tecnologias mais eficientes.  As novas etiquetas ainda devem se tornar obrigatórias para os ares condicionados a partir do próximo ano.

 

Block