domingo,

23/06/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Fundação Catarinense de Cultura barra letreiro com apologia a ‘linguagem neutra’

A frase “SEJAM BEM VINDES” foi removida da fachada do Centro Integrado de Cultura (CIC) por determinação da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O banner, originalmente colocado na entrada do CIC para o festival LGBTQIAPN+, foi retirado na quinta-feira (24).

Nota integral da FCC:

“A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) informa que a retirada de um adesivo que continha expressão com uso de linguagem neutra da fachada externa do Centro Integrado de Cultura (CIC), nesta quinta-feira (23), teve por base o decreto 1.329, de 15 de junho de 2021. O documento proíbe a utilização desta linguagem nas comunicações oficiais do Governo, o que se estende a fachadas de prédios públicos. Não houve intervenção da FCC na programação do evento V Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina.”

Nota integral Transforma:

A V Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina vem a público comunicar a retirada da adesivagem SEJAM BEM-VINDES da fachada do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis (SC), espaço de realização do único e maior festival de cinema LGBTQIAPN+ do Sul do Brasil.

A equipe de produção da V Transforma foi comunicada, na noite de abertura do evento (22/11), que a presidência da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) comunicou via ofício o CIC para que providencie a retificação de qualquer material de divulgação que contenha o uso da escrita em linguagem neutra.
Com este comunicado oficial, a produção do festival, em diálogo com a sua assessoria jurídica, se colocou à disposição para acatar a recomendação, mensurando diferentes possibilidades para a não retirada do adesivaço SEJAM BEM-VINDES, preservando a linguagem neutra que acolhe todes.

Entretanto, na manhã desta quinta-feira (23/11), enquanto acontecia a Sessão Internacional 1, a equipe do festival foi surpreendida com a retirada do adesivo, sem qualquer tipo de comunicação, notificação ou aviso por parte da Fundação Catarinense de Cultura e da administração do Centro Integrado de Cultura à nossa Equipe.

Importante pontuar que a plotagem do vidro foi autorizada pela administração do CIC, na etapa de pré-produção do festival, sendo este espaço utilizado por diferentes eventos anteriormente ao nosso. Vale destacar que todas as edições da Transforma foram realizadas nas dependências do CIC e esta é a primeira vez que utilizamos a fachada para comunicar o evento.

Destacamos que a linguagem neutra não afeta a língua portuguesa, mas a torna acessível para que todas as pessoas possam se sentir acolhidas e representadas em nosso evento. reconhecemos que a linguagem também é instrumento de manutenção e propagação de dominação e poder, por isso, faz-se necessário saber como nos comunicamos e quais são as escolhas das nossas palavras.

Nós, enquanto festival, entendemos a responsabilidade social da utilização da linguagem neutra, bem como da difusão do audiovisual que aborda as temáticas de gênero e sexualidade.

Somos contra qualquer atitude de censura ou violência cometida contra a Comunidade LGBTQIAPN+!

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo